Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Polônia se prepara para canonização do fundador dos Padres Marianos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 18/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Polônia – Varsóvia (Quarta-feira, 18-05-2016, Gaudium Press) “Estamos esperando este momento há trezentos anos”, indicou o Padre Wojciech Skóra, do templo da Divina Providência do Monte Calvário, onde descansam os restos mortais do Beato Stanislawa Papczynskiego, fundador dos Padre Marianos, que será declarado oficialmente Santo no dia 05 de junho. A Ordem dos Clérigos Marianos da Imaculada Virgem Maria é a primeira Ordem religiosa fundada na Polônia e sobreviveu a notáveis dificuldades.Polônia se prepara para canonização do fundador dos Padres Marianos.jpg

Segundo informou a agência católica KAI, a Congregação dos Marianos tem uma longa lista de perdas materiais e humanas, mas tem conservado sua espiritualidade apesar das adversidades e destruição. “Sua existência foi ameaçada devido a crise, as divisões, as guerras, a ocupação e o comunismo, o que atrasou significativamente a canonização do fundador”, expôs Alina Petrov-Wasilewicz para o informativo.

O Beato Stanislawa Papczynskiego, o Estanislau de Jesus e Maria, foi um religioso Escolapio com grande fama como pregador e promotor do Sacramento da Penitência. Durante seu apostolado se dedicou à reforma de sua Ordem e buscou o estrito cumprimento da Regra. Ao existir uma divisão no interior da comunidade por este motivo se viu forçado a retirar-se da mesma em 1670, após o qual funda uma Ordem de eremitas dedicados à propagação do culto da Virgem Maria e do dogma da Imaculada Conceição (a qual não tinha sido proclamado ainda). Edificou uma pequena capela de madeira e começou um intenso trabalho de apostolado nas comunidades rurais.

O próximo Santo experimentou numerosas visões das almas do purgatório, e afirmava “Irmãos, orem pelas pobres Almas do Purgatório, porque seus sofrimentos são insuportáveis”. Da mesma maneira se declarou em guerra constante contra o abuso do álcool, um mal estendido em seu tempo. Aos membros de sua comunidade proibiu o consumo da popular bebida causante deste mal: “O uso da vodka está proibido estritamente, tanto em casa como fora dela, sob a perda da bênção divina”, determinou. “Isto é para honrar a sede de Nosso Senhor na Cruz”.

Para obter a aprovação canônica, o fundador teve que assumir uma Regra já existente e desenvolver seu apostolado em paróquias constituídas. Cumprindo estes requerimentos, obteve a aprovação pontifícia em 1699, recebendo a Regra da Ordem da Anunciação da Virgem Maria, uma comunidade feminina franciscana, o que fez com que os religiosos fossem agregados à Ordem dos Frades Menores. O Beato Estanislau faleceu dois anos depois, e somente uns meses depois professaram votos dos primeiros religiosos da Ordem.

A Ordem continuou crescendo e se expandiu pela Polônia e Lituânia, assim como obteve a custódia da igreja dos Santos Vito e Modesto em Roma. Em 1787 se reconheceu como uma realidade independente da comunidade franciscana e se anulou a agregação à Ordem dos Frades Menores. No entanto, novas dificuldades aguardavam a comunidade, que padeceu o confisco da maior parte de seus bens por parte do czar da Rússia. Em 1867 só restavam 24 religiosos, em 1897 só três e finalmente um em 1908.

Para evitar o desaparecimento da Congregação, o Beato Jurgis Matulaitis, então sacerdote e professor da Academia Teológica, pediu que se permitisse ingressar na Ordem sem completar o noviciado e poder empregar o hábito negro dos sacerdotes seculares. O Beato restaurou a comunidade que ainda teve que enfrentar a censura russa e a perseguição por parte do regime nazista e a União Soviética. (GPE/EPC)

 
Comentários