Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Há 96 anos nascia Karol Józef Wojtyla
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 18/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Quarta-feira, 18/05/2016, Gaudium Press) – 18 de maio de 1920, há exatos 96 anos, na pequena cidade de Wadowice, que fica a pouco mais de 50 quilômetros de Cracóvia, na Polônia, nascia um menino que recebeu como nome de batismo Karol Józef Wojtyla.

joao_pauloii.jpg

Ele era o mais novo de três irmãos: Edmund, Olga e ele.

Sua mãe Emilia Kaczorowska, morreu em 1929 quando o menino tinha apenas nove anos. Seu pai chamava-se também Karol e era suboficial do exército e faleceu em 1941.

Era uma família católica e o menino acabou por tornar-se sacerdote, depois de muitas peripécias durante a II Guerra e no período do regime comunista que dominou seu país sem conseguir dominar a religiosidade do povo.

Padre Karol ficou bispo, foi arcebispo e feito Cardeal.

E aconteceu que Karol Józef, Cardeal Wojtyla foi eleito Papa: depois de muitos anos, um Papa não italiano, o primeiro polonês. De Karol, ele passou a ser chamado de João Paulo II. Ou seja, Sua Santidade o Papa João Paulo II.

Seu Pontificado foi longo, quase 30 anos! Tempo suficiente para ser o Papa que, até agora, mais visitou os católicos em todos os países do mundo, onde foi possível ele ir.

Como Papa, procurava passar seu aniversário como se fosse um “dia normal” de trabalho. Ele procurava fazer como foi descrito em 2004 pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, na época, Joaquín Navarro-Valls, ao descrever aos meios de comunicação comemorado os seus 84 anos, o último de sua vida: “para o Santo Padre, hoje (18 de maio de 2004) foi um dia de trabalho normal e, sobretudo, de ação de graças a Deus pelo dom da sua vida. A única coisa extraordinária foi convidar para um almoço os colaboradores mais próximos da Cúria”.

Saudações de todo mundo

Navarro-Valls informou que São João Paulo II costumava receber saudações e felicitações de todo o mundo no dia de seu aniversário, não só de católicos que também lhe ofereciam suas orações, mas também de personalidades da política, empresários, artistas, entre outros meios.

Depois de sua morte em 2005, os fiéis continuaram recordando e festejando a data do seu aniversário.

Em 18 de maio de 2011, por exemplo, quando João Paulo II já havia sido proclamado Beato, foi inaugurada em Roma uma grande estátua de bronze dedicada à sua memória.

Na ocasião, o Vigário Geral de Roma, Cardeal Agostino Vallini, afirmou que “a estátua significava que João Paulo II já não está presente entre nós, mas o seu coração está dando as boas-vindas a todos.

Acredito que esta é uma grande mensagem de que necessitamos hoje em dia”.

Hoje

Hoje o menino Karol Józef Wojtyla mudou de nome novamente. E os seus incontáveis admiradores prestam-lhe homenagens. Ele não está entre nós mas, seus fiéis devotos o recordam com carinho no mundo inteiro. Mais que homenageá-lo, eles o veneram. E, com carinho especial, pedem a ele sua intercessão:

São João Paulo II,

Rogai por nós. (JSG)

 
Comentários