Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Comissão para os Textos Litúrgicos CNBB se reúne em Brasília
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Quinta-feira, 19-05-2016, Gaudium Press) A CNBB, por meio da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel), promoveu a primeira reunião do ano, na sede da entidade, em Brasília. Na ocasião, o grupo deu continuidade na revisão da tradução do missal romano.

Gaudium Press.jpg

“O trabalho da Cetel tem o objetivo de fazer a revisão da tradução do missal romano, de acordo com as orientações feitas pela Congregação do Culto Divino em 2011”, explicou o bispo de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, e presidente da Comissão, Dom Armando Bucciol.

Ainda conforme Dom Armando, a tradução do documento, do latim para a língua portuguesa, deve sempre procurar ser fiel ao texto original.

“É claro que qualquer tradução deve também se inculturar à língua, pois não é algo que se possa passar de uma língua para outra, sobretudo uma língua como o latim – que é uma língua morta – para uma língua viva como é o português”, ressaltou.

A Cetel já concluiu mais da metade da revisão do missal. A equipe responsável pelo trabalho foi formada pelo arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha; pelo Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa; e os bispos de Cornélio Procópio (PR), Dom Manoel João Francisco; de Uruguaiana (RS), Dom Aloísio Alberto Dilli; e o auxiliar de Brasília (DF) Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida.

“É um trabalho delicado, complexo, porque precisamos ser fiéis ao texto, mas sobretudo, não fazermos elos teológicos e ao mesmo tempo procurarmos palavras que sejam compreensíveis para a maioria dos que participam das nossas celebrações litúrgicas. Então deve ser uma linguagem bonita e esta é a nossa preocupação”, concluiu o bispo de Santana do Livramento.

Além disso, a reunião contou com a participação do assessor da Comissão, Frei Faustino Paludo, e do Padre José Weber. Agora, o próximo encontro da Comissão deverá acontecer em junho deste ano. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários