Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Região do Batismo de Jesus no Jordão é desminada
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Jerusalém – Israel (Sexta-feira, 20-05-2016, Gaudium Press) O governo de Israel anunciou o projeto de extração das minas localizadas na área de Qasr al-Yahud, que inclui a margem ocidental do rio Jordão contígua ao lugar que a tradição assinala como o do Batismo de Jesus. A decisão se produz cinquenta anos depois da Guerra dos Seis Dias, após a qual uma zona de 100 hectares ficou inacessível.

Região do Batismo de Jesus no Jordão é desminada.jpg

Segundo informação divulgada pela agência Fides, o projeto será implementado sob a supervisão do Ministério de Defesa de Israel com a colaboração de uma firma britânica especializada em retirar este tipo de explosivos. Os trabalhos seriam concluídos segundo as estimativas oficiais no final de 2016.

O fato de que a zona de Qasr el-Yahud tivesse convertido em um campo minado fez que vários templos e mosteiros históricos do lugar ficassem fora do acesso dos crentes. Israel já tinha criado um único caminho até o rio Jordão em 2011 a fim de que os cristãos pudessem chegar a um lugar próximo ao do Batismo de Jesus a partir do território israelita e realizar cerimônias nas águas do rio.

O lugar preciso do Batismo de Cristo, Al-Maghtas, está localizado na margem oriental do Jordão em território da Jordânia, lugar que foi identificado pelos especialistas como correspondente a “Betânia além do Jordão”, a descrição geográfica mais precisa incluída no Evangelho segundo São João. Nesta localização se descobriram importantes vestígios arqueológicos e o lugar foi visitado por São João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco. Al-Maghtas foi designado em 2015 como Patrimônio da Humanidade por parte da UNESCO. (GPE/EPC)

 
Comentários