Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Expostas pela primeira vez as vestes usadas no sepultamento de Irmã Dulce
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Salvador – Bahia (Segunda-feira, 23-05-2016, Gaudium Press) Pela primeira vez, as vestes originais utilizadas no sepultamento da Irmã Dulce foram expostas ao público, no Memorial Irmã Dulce (MID), localizado em Salvador, no Largo de Roma.

Gaudium Press.jpg

A exposição das relíquias iniciada neste domingo, 22, marca as homenagens aos cinco anos da cerimônia que beatificou a religiosa, que desde então passou a se chamar Bem-Aventurada Dulce dos Pobres.

De acordo com Osvaldo Gouveia, assessor da Memória e Cultura das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), essas são as roupas que ela usava quando foi sepultada em 1992. “Entre as peças, dispostas na mesma posição em que estava o corpo, estão o véu, o hábito oficial, o escapulário azul que é o símbolo de sua congregação (Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus) e as meias, além do medalhão que ela sempre usou”, explicou.

“Cinco anos de Beatificação… A caminho da Canonização” é o nome da mostra, que também se destaca pelo impressionante estado de conservação das vestimentas que envolveram o Anjo Bom da Bahia.

“Depois de tantos anos, as vestes não se degradaram. Foram quase duas décadas desde o sepultamento até a retirada das peças, em 2010, por conta da exumação e trasladação do corpo”, lembrou Osvaldo.

Além disso, outro aspecto que desperta curiosidades no público que visita à exposição é a presença de características que assemelham as vestimentas com o conhecido Santo Sudário ou o Sudário de Turim. “No caso das vestes de Irmã Dulce, é como se fosse uma impressão do corpo dela sobre o tecido. Por exemplo, o local onde ficavam as pernas dela estão marcadas no hábito”, comentou o assessor da Memória e Cultura das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Ontem, houve uma solenidade que oficializou a abertura da exposição, no MID. Na ocasião, o evento contou com a participação de devotos da beata, bem como de funcionários, pacientes, moradores, voluntários, religiosos e estudantes da OSID.

Promovida pela Assessoria de Memória e Cultura da entidade, a instalação apresenta ainda outras peças em exibição, entre elas, o tecido que envolveu o caixão da Bem-Aventurada; fragmentos do terço que foram encontrados também no caixão, além de imagens da época do sepultamento e textos de Frei Vandeí Santana, reitor do Santuário da Bem-Aventurada, e de Frei Mário Erky, capelão das Obras Sociais, sobre a importância das relíquias.

A instalação está aberta à visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

 
Comentários