Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“O coração do filho vê a beleza do rosto da mãe”, diz bispo da Bahia
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Salvador – Bahia (Segunda-feira, 23-05-2016, Gaudium Press) Recentemente, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, ministrou uma palestra na Fundação João Fernandes da Cunha (FJC), no Campo Grande, sobre “Nossa Senhora e suas múltiplas invocações”.

Gaudium Press.jpg

Neste dia, ao apresentar o tema, o prelado afirmou que invocar a Virgem Maria de diversas maneiras é um costume antigo do cristianismo, uma vez que foi institucionalizado ao longo do tempo. “O magistério da Igreja em alguns concílios contribuiu para invocarmos a Mãe de Deus em muitos títulos”, disse.

No Brasil, prosseguiu, existem mais de 3 mil títulos atribuídos a Nossa Senhora, oriundos das qualidades que os fiéis enxergam em Maria Santíssima. “Cada um de nós poderia fazer a sua própria representação de Maria. O coração do filho vê a beleza do rosto da mãe”, explicou, mencionando o teólogo francês Blaise Pascal, em uma frase amplamente conhecida: “o coração tem razões que a própria razão desconhece”.

Ainda, Dom Gilson lembrou que os três títulos bíblicos atribuídos a Maria – Virgem, Mulher e Maria – revelam não apenas uma condição, mas a sua missão, pois ela é “uma mulher totalmente consagrada a Deus, por isso, quando um fiel a procura, percebe que Deus cresce nele, porque o absoluto de Maria é Deus”.

Conforme o bispo auxiliar, o título de “Mãe” que é atribuído à esposa de São José remonta ao momento em que Jesus, antes de entregar o espírito a Deus, vê a Virgem Santíssima ao lado da Cruz e diz ao discípulo amado: “Eis aí a tua Mãe”, fazendo-nos assim seus filhos espirituais. “Nesse gesto, há também o ideal de que todos sejamos como o discípulo amado de Jesus”, completou.

Após a palestra, Dom Gil foi agraciado com a Medalha “Mérito Professor João Fernandes da Cunha”, em reconhecimento aos serviços religiosos prestados e ao apoio oferecido às instituições culturais baianas. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

 
Comentários