Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Sacerdote expõem razões pelas quais um templo católico deve ser visto como católico
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Greenville – Estados Unidos (Segunda-feira, 23-05-2016, Gaudium Press) O Padre Dwight Longenecker, um conhecido evangelizador através da Internet e um célebre convertido proveniente do anglicanismo, leva vários anos no intenso trabalho de construir um novo templo paroquial para sua comunidade de Nossa Senhora do Rosário em Greenville, Estados Unidos. Em um artigo escrito para o informativo Crux, resumiu as razões pelas quais embarcou no desafio de construir para os fiéis um templo “que se veja como um templo católico”.

Sacerdote expõem razões pelas quais um templo católico deve ser visto como católico.jpg

O possível paradoxo da frase foi expresso por uma criança do terceiro ano do primário que ao ver os planos e projeto do templo exclamou: “Padre! Parece uma igreja católica!”. Segundo explicou o presbítero, a arquitetura sacra propriamente católica escasseia no estado de Carolina do Sul e é por isso que os fiéis pediram com claridade que a nova construção exibisse um estilo tradicionalmente católico, pelo qual se optou pelo Românico.

Ao dar voz aos seus fiéis, o Padre Longenecker ouviu pedidos muito específicos. “Quero um templo com vitrais, como no qual cresci”, comentou uma mulher maior da comunidade. Outros não conheciam exatamente porque pediam um templo com uma clara arquitetura católica, mas rejeitaram a possibilidade de um estilo moderno como o que comumente se empregou nos templos do lugar.

As vantagens da arquitetura sacra tradicional

O sacerdote explicou que os cinco anos do processo lhe deram uma boa noção sobre as razões profundas pelas quais um templo católico “deve ver-se como um templo católico”. Uma delas é uma aplicação dos princípios do Concílio Vaticano II: “As vantagens somente se podem abrir com autenticidade à idade moderna através de reconectá-la com a antiga simplicidade da Fé”, expôs. Seu templo exibe um altar central de acordo com o uso litúrgico habitual, enquanto que “o estilo da arquitetura também arraiga firmemente a liturgia nas tradições veneráveis da Fé Católica”.

O estilo românico foi escolhido como capaz de ser identificado como católico em muitas partes do mundo e por ter permanecido em uso pela Igreja desde cedo até a atualidade. Além disso, permite uma harmonia austera que facilita financiar o projeto de construção. A consequência da escolha é que as pessoas resumam sua impressão na expressão “é belo!” ao ingressar ao templo pela primeira vez.

“Um templo católico não é simplesmente um salão de pregação”, recordou o sacerdote. “A Fé católica declara a presença real de Cristo no mundo e a Igreja é o foco de seu habitar entre nós. É portanto correto e apropriado que construamos uma bela casa para Deus porque Deus mesmo é a fonte de tudo o que é belo, bom e verdadeiro”.

Finalmente o templo contrasta com a moderna arquitetura empregada por outras confissões religiosas, que nos estados onde serve o sacerdote possuem grandes edificações com formas básicas. “Estamos dando testemunho da distinção de nossa Fé não através de agressivas táticas de evangelização, mas com um edifício que atrai aos outros com uma confiada mensagem de beleza, verdade e bondade encarnados em tijolos comuns”. (GPE/EPC)

 
Comentários