Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Inaugurado memorial dedicado ao primeiro bispo da Diocese de Barreiras (BA)
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Barreiras – Bahia (Terça-feira, 24-05-2016, Gaudium Press) Celebrando os 37 anos do Decreto de criação da Diocese de Barreiras, em 21 de maio de 1979, e em meio aos festejos dos 125 anos da emancipação do Município de Barreiras, foi inaugurado o “Memorial Dom Ricardo”, espaço dedicado ao primeiro bispo diocesano, localizado na Vila Dulce, no centro da cidade baiana.

Gaudium Press.jpg

Considerado um conjunto arquitetônico moderno, composto pela Igreja de São Bento, Auditório, Museu para Exposições, Banco de Alimentos, Salão de Eventos, salas de reuniões e escritórios para as pastorais e organizações sociais, o Memorial presta uma homenagem ao primeiro bispo de Barreiras pelo seu legado e obra deixado aos fiéis locais.

Além disso, o bispado edificou um centro de espiritualidade, memória, cultura e ação social.

O Museu apresenta aos visitantes um resumo sobre a vida de Dom Ricardo Weberberger através de fotografias, bem como mapas, documentos, equipamentos, livros, revistas, ambientes, reportagens e objetos litúrgicos.

A exposição é desenvolvida logo no nascimento do religioso, em 1939, na Áustria, abordando em seguida outros momentos, entre eles, a difícil convivência juntamente com sua família durante o início da Segunda Guerra Mundial.

Ainda, serão mostrados o período como estudante até seu ingresso na Ordem de São Bento, a sua vinda para Barreiras em 1974 para se responsabilizar pela Paróquia São João Batista, o auxílio na construção da diocese baiana a enfermidade e falecimento de Dom Ricardo em 2010, em seu país de origem, e as homenagens póstumas que recebeu.

Ao longo desses dias, diversos eventos serão realizados no Memorial, no intuito de ressaltar a memória de Dom Ricardo, como a realização de atividades artísticas e religiosas direcionadas á comunidade diocesana. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Barreiras

 
Comentários