Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Missionários da Consolata no Brasil elegem nova direção
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

São Paulo (Quarta-feira, 25-05-2016, Gaudium Press) Em assembleia realizada em São Paulo nos dias 16 e 21 de maio, os missionários da Consolata atuantes no Brasil se reuniram a fim de avaliar suas atividades, além de eleger a nova direção para os próximos três anos.

Gaudium Press.png

Realizado na casa regional da congregação, na zona Norte da cidade, o evento acolheu dezenas de sacerdotes e seminaristas que trabalham nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e no Distrito Federal.

Em visita canônica ao Brasil, o superior geral do Instituto Missões Consolata (IMC), Padre Stefano Camerlengo, acompanhou os trabalhos. Na ocasião, insistiu sobre a revitalização e restruturação da Congregação.

Segundo o Padre Stefano, “o mundo está mudando, a missão muda. Precisamos primeiramente sonhar a instituição que queremos. Depois, se perguntar como realizar este sonho. O coração de tudo é a missão. Se perdermos a missão não haverá mais razão de existir”.

“Essa revitalização visa qualificar a missão, valorizar os missionários e descentralizar a Congregação por meio de uma organização continental”, prosseguiu o superior geral. “Nós somos para a missão ‘ad gentes’. Hoje, assumimos uma série de atividades que podem descaracterizar a ideia original”, reforçou

Ainda no encontro, houve uma reflexão sobre a “Missão e Cooperação missionária”, com base no documento de estudo da CNBB sobre o tema, e que contou com a participação da assessoria do secretário da Pontifícia União Missionária, Padre Jaime Carlos Patias.

No último dia 19 de maio, ocorreu a eleição do Padre Aquiléo Fiorentini como novo superior Provincial do IMC no Brasil. Gaúcho, estudou teologia em Roma e trabalhou em Moçambique, além de fazer parte da Direção Geral em Rona capital italiana durante 12 anos, sendo seis como conselheiro e seis como superior.

Além dele, foram eleitos os conselheiros: os padres Lírio Girardi como vice superior, Jaime Carlos Patias, Stephen Murungi e Paulo Mzé.

Dom Sérgio de Deus Borges, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, em visita à Assembleia, presidiu uma Santa Missa, na qual agradeceu o trabalho rdesenvolvido pelos missionários em todo mundo e mais especificamente na Arquidiocese de São Paulo.

“A Igreja precisa de missionários com coragem de sair e ir ao encontro dos que mais necessitam. Para isso, é necessária fidelidade ao primeiro amor, Jesus Cristo e à consagração para a missão”, afirmou o prelado.

A Assembleia foi concluída com uma cerimônia em ação de graças pelo jubileu dos padres que completam 50 anos de ordenação, entre eles, Adriano Prado, Lírio Girardi e João Monteiro da Felícia. Além disso, foram comemorados os 25 anos de ordenação do Padre Olivando Lima e os 50 anos de profissão religiosa do Padre Sabino Mariga. (LMI)

 
Comentários