Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Os caminhos do Jubileu em Roma agora fazem parte de um vídeo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 30/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Segunda-feira, 30-05-2016, Gaudium Press) “Todos os caminhos conduzem a Roma”, diz uma famosa e antiquíssima expressão que hoje toma força graças ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia. O certo é que durante o Ano Santo a Cidade Eterna se converteu no epicentro da peregrinação, sendo um dos sinais característicos do tempo jubilar, como assinalou o Papa Francisco na Bula ‘Misericordiae Vultus’: “A peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, porque é imagem do caminho que cada pessoa realiza em sua existência. A vida é uma peregrinação é o ser humano é ‘viator’, um peregrino que percorre seu caminho até alcançar a meta anelada”.Os caminhos do Jubileu em Roma agora fazem parte de um vídeo1.jpg

Uma peregrinação que se vive de maneira muito especial em Roma, como o mesmo Pontífice refere no documento com o qual convocou o Jubileu: “Também para chegar à Porta Santa em Roma e em qualquer outro lugar, cada um deverá realizar, de acordo com as próprias forças, uma peregrinação. Isto será um sinal do fato que também a misericórdia é uma meta por alcançar e que requer compromisso e sacrifício”.

Para facilitar a vivência do Ano Santo na Cidade Eterna, a Obra Romana das Peregrinações (ORP) desenvolveu para este tempo quatro itinerários de Fé que vem sendo percorridos a pé por peregrinos do mundo inteiro. Estes caminhos são o mariano, o papal, o do peregrino e o da misericórdia.

Com o objetivo de difundir mais estes caminhos, a ORP apresentou um vídeo que fala do grande significado que tem a peregrinação até e na capital italiana durante este Ano da Misericórdia. O audiovisual foi apresentado no dia 24 de maio durante uma coletiva de imprensa ocorrida nos apartamentos papais do Complexo Lateranense, com a presença de Dom Liberio Andreatta, vice-presidente e administrador delegado da ORP.

“Deus fala aos homens de maneiras diferentes, está em nós escolher a mensagem que quer transmitir”, disse Dom Andreatta ao ilustrar o vídeo.

O audiovisual, com três minutos de duração, mostra a um grupo de jovens que ao amanhecer do primeiro dia de maio -mês dedicado a Nossa Senhora- realizam o Caminho Mariano que parte desde a Basílica de Santa Maria Maior até a Basílica de São Pedro, passando por vários lugares dedicados à Mãe de Deus.

“Com os jovens temos percorrido o itinerário mariano às cinco da manhã; depois, no dia 08 de maio, com outros 400 jovens, percorremos o caminho da Misericórdia desde São João de Latrão até São Pedro”, comentou o vice-presidente da ORP.

Para a realização do vídeo, que esteve dirigido por Alberto Molinari, foram necessários doze câmeras, vários dos quais fizeram tomadas desde o alto para conseguir imagens impactantes como na qual se mostra o Castelo Sant’Angelo, que é lugar de confluência dos quatro caminhos jubilares, já que é ponto de encontro para iniciar a peregrinação até a Basílica de São Pedro.

O audiovisual está acompanhado pela bela canção da Ave Maria interpretada pela artista britânica Carly Paoli. Ela, durante a apresentação do vídeo, assinalou: “A música e as palavras representam uma combinação extraordinária para um evento tão importante como o é o Jubileu da Misericórdia e dar minha contribuição é uma emoção particular. Espero que esta Ave Maria, que tive a honra de cantar, possa transmitir a importante mensagem da misericórdia vinculada com este Ano Jubilar”. (GPE/EPC)

 
Comentários