Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Granada celebra procissão de Corpus Christi com Custódia presenteada por Isabel a Católica
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 31/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Granada – Espanha (Terça-feira, 31-05-2016, Gaudium Press) A festa de Corpus Christi foi solenemente celebrada na Arquidiocese de Granada, Espanha. A festividade é uma das mais importantes para os fiéis granadinos, reunindo centenas deles nas cêntricas ruas da cidade. E não é para menos, já que a cada ano quem preside a procissão Eucarística é uma simples mas muito bela custódia que foi presente da Rainha Isabel a Católica, cujos restos mortais se encontram justamente em Granada.

Granada celebra procissão de Corpus Christi com Custódia presenteada por Isabel a Católica 1.jpg

A procissão ocorreu na manhã da quinta-feira partindo da Catedral de Granada, onde o Arcebispo da cidade, Dom Javier Martínez, presidiu, antes a peregrinação, a Eucaristia da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

Durante a homilia, referindo-se ao Sacramento Eucarístico, o prelado falou sobre o significado da palavra amor: “Todo o desígnio de Deus, desde a Criação até a comunicação do Espírito Santo, até o final dos tempos, está regido pelo que Deus é. As ações seguem a quem as faz, refletem sempre a quem as faz. E as ações de Deus todas estão regidas pelo seu amor infinito: Deus é amor. Deus criou por amor”.

Ao assinalar que a palavra foi desgastada pelo vocabulário humano, recordou que “o amor significa gratidão; significa desejo do bem do outro; significa o que não é devido; é o contrário do sentimentalismo. O amor tem a ver com um juízo acerca do bem e do destino do outro, e uma decisão livre e racional, inteligente, de doação ao bem e ao destino do outro. O sentimentalismo não é amor”.

Neste sentido disse que “não somos cristãos por uma vivência sentimental”, já que “somos cristãos por uma decisão humana, consciente, livre. O amor é gratidão”.

Recordando o Ano Santo da Misericórdia, Dom Martínez assinalou que o amor se manifesta em um mundo de pecado a partir da misericórdia infinita de Deus. “Estamos celebrando o Ano Jubilar da Misericórdia e esta celebração é uma celebração jubilar. Não há sinal mais divinamente humano e mais humanamente divino de que uma vida está movida pelo amor, de que um ato esteja movido pelo amor que o gesto de perdoar”.

Também disse que foi por esse amor que Jesus quis ficar através do Mistério do Pão e do Vinho Consagrados, “nos quais misteriosamente está o Senhor verdadeira e plenamente presente para comunicar-nos, uma e outra vez, como alimento”.

Granada celebra procissão de Corpus Christi com Custódia presenteada por Isabel a Católica 2.jpg

A custódia com o Santíssimo Sacramento voltou a sair pelas ruas de Granada no domingo, 29 de maio, Dia da Caridade na Espanha. O percurso processional ocorreu após a Santa Missa que na Catedral às 19h.

Neste dia também foi o Jubileu das Cáritas e instituições de caridade com presença na Arquidiocese de Granada, sendo ocasião para receber as graças da Indulgência Plenária do Ano Santo da Misericórdia.

O próximo domingo igualmente iniciará a Oitava de Corpus que se celebrará na Catedral com exposição do Santíssimo Sacramento, oração do Santo Rosário e Santa Missa. (GPE/EPC)

 
Comentários