Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Delegação Sueca vai a Roma para canonização de Santa Elizabeth Hasselblad
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Estocolmo – Suécia (Quarta-feira, 01/06/2016, Gaudium Press) – No próximo domingo, dia 5 de junho o Papa Francisco procederá a canonização da Beata Elizabeth Hasselblad, fundadora da Ordem do Santíssimo Salvador de Santa Brígida.

Santa Elizabeth Hasselblad.jpg

No meio da multidão reunida na Praça São Pedro, em Roma, estará presente uma delegação de fiéis vindos da Suécia para presenciar o fato histórico da canonização de sua compatriota.

A futura santa fundadora a ser canonizada foi beatificada pelo Papa São João Paulo II na Praça São Pedro, em 9 de abril do ano 2000.

Delegação de suecos

“A Diocese católica de Estocolmo está organizando uma peregrinação a Roma com cerca de 250 peregrinos provenientes de toda a Suécia”, lê-se no site do Conselho das Igrejas Suecas, citado pela Agência SIR.

A Missa que será presidida pelo Papa Francisco terá transmissão ao vivo realizada pelo canal SVT2, da televisão estatal sueca.
Na delegação destaca-se um grupo de parentes da nova santa e representantes da cidade de Herrljunga, onde Hasselblad nasceu em 4 de junho de 1870 em uma numerosa família luterana.

Convertida do luteranismo

Emigrada para os 18 anos nos Estados Unidos, ela trabalhou como enfermeira junto aos mais vulneráveis e desamparados em Nova Iorque.
Em 1902 converteu-se ao catolicismo e no ano seguinte transferiu-se para Roma. Ali fundou a “Ordem Salvatoris S. Brigidae”, um ramo da Ordem que foi desejado por Santa Brígida, em 1300.

Justa entre as Nações

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Beata Elizabeth Hasselblad protegeu e deu guarida a muitos judeus. Este gesto cristão de misericórdia lhe granjeou, junto ao Estado de Israel, o título de “Justa entre as Nações”, dificilmente outorgado pelo Estado Judaico.

Fato raro entre os suecos

“Que uma pessoa sueca seja canonizada é um fato muito raro”, lê-se no comunicado do Conselho de Igrejas.
A última vez que uma sueca foi canonizada foi em 1391. Naquela data tão distante foi canonizada pelo Papa Bonifácio IX, a famosíssima Santa Brígida.

Elizabeth Hasselblad faleceu em Roma em 24 de abril de 1957. (JE)

 
Comentários