Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


8 de junho: tríplice aniversário no Vaticano
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 08/06/2016, Gaudium Press) – Nesta quarta-feira, atrás dos muros do Vaticano, são comemorados aniversários de três colaboradores próximos do Papa Francisco. Hoje fazem aniversário os cardeais Amato, Pell e Ouellet.

O Cardeal Angelo Amato é italiano, nasceu em 1938 e completará 78 anos. Foi confirmado por Francisco em 2013 no seu cargo de Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, onde se encontra desde 2008.

George, Cardeal Pell, australiano, nasceu em 1941 e está fazendo 75 anos.

Em abril de 2013, o Pontífice reinante o nomeou membro do grupo dos 9 cardeais (C9) que o aconselham no governo da Igreja e no projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor bonus sobre a Cúria.

Desde 2014 é o Prefeito da Secretaria para a Economia.

O Cardeal Marc Ouellet, nasceu no Canadá em 1944, e faz 72 anos de vida.

Em 2010 foi nomeado Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Em 2013, o Papa o confirmou no cargo de Prefeito e em 2014 também no cargo de Presidente da CAL.

A idade dentro do Colégio Cardinalício tem importância. Há algum tempo já que limites foram estabelecidos para o exercício de algumas funções dentro da Igreja.

Embora nenhum destes cardeais aniversariantes, por sua idade, estejam contemplados por estas novas normas, é sempre motivo de comemoração o aniversário de um purpurado. E o fato de serem três os festejados não deixa de ser também um fato pitoresco.

Mais que Pitoresco

Mais que pitoresco foi o fato ocorrido na última segunda-feira, dia 06 de junho. Nessa data foram comemoradas datas que chegam a verdadeiros marcos históricos:

O vice-reitor emérito do Pontifício Colégio Lituano de Roma, Dom Casimiro Dobrovolskis, celebrou seus 105 anos de vida e 80 de sacerdócio.

E a data foi celebrada:

Pela manhã houve a Santa Missa presidida pelo prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Beniamino Stella.

Entre outros estavam presentes o bispo de Vilkaviškis, na Lituânia, que é o vice-presidente da Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (Comece) e Dom Rimantas Norvila.

Foi lida aos presentes e ao respeitável ancião uma carta de felicitações do substituto da Secretaria de Estado, Dom Angelo Becciu, acompanhada de uma Bênção especial do Papa Francisco.

O sacerdote já ultra centenário nasceu em 16 de dezembro de 1911 e foi ordenado sacerdote em 11 de junho de 1936. (JSG)

 
Comentários