Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Prefeito para Educação Católica visita Taiwan
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Taiwan – (Quarta-feira, 08/06/2016, Gaudium Press) – O Cardeal Giuseppe Versaldi, Prefeito da Congregação para a Educação Católica, acompanhado pelo oficial John Brillantes, participou em fins de maio passado (27/05), em Taiwan, do Simpósio denominado “O terceiro milênio: inculturação da Igreja Católica”, informa o “L’osservatore Romano”.

O Cardeal Versaldi proferiu a dissertação introdutória sobre o papel das instituições educativas católicas na inculturação da fé, com a participação de muitos estudantes, também da China continental.

Ao recordar os documentos do Concílio Vaticano II e do magistério pontifício, o Prefeito sublinhou o empenho da evangelização como missão permanente da Igreja, convidando as Igrejas locais a assumirem a inculturação para a salvaguarda da unidade da Igreja, mas também na consciência dos tesouros que estas terras do Oriente podem oferecer.

O purpurado visitou a seguir a Faculdade de Teologia São Roberto Bellarmino e no dia seguinte dirigiu-se à Universidade da Divina Providência, em Taichung, onde encontrou docentes e alunos.

Na parte da tarde, o Cardeal participou dos atos conclusivos do Congresso Eucarístico Nacional, levando a mensagem do Papa Francisco aos mais de dez mil fiéis reunidos para a celebração e adoração eucarística, concluindo com a bênção eucarística.

No último dia da visita, em 30 de maio, o Prefeito da Congregação para a Educação Católica cumpriu agenda com visitas protocolares às autoridades civis. Nos colóquios, foi ressaltada a presença da Igreja em Taiwan, onde os católicos, não obstante em número reduzido, desenvolvem uma vasta obra nos campos educativos, de assistência e caridade.

Sobre Inculturação

De acordo com José Nunes, op, in “Teologia da Missão – Notas e Perspectivas”, Obras Missionárias Pontifícias, 2008, Inculturação é uma palavra relativamente recente e talvez difícil; mas a verdade é que já se impões no vocabulário teológico e refere-se a uma realidade bem comum e sempre vivida na história da Igreja: a relação da fé com a(s) cultura(s), num diálogo de enriquecimento recíproco – razão pela qual a Igreja, na sua missão ad gentes, há-de receber das culturas tudo o que concorra para a edificação da vida cristã, mas tratará também de propor o Evangelho como factor purificador de toda e qualquer cultura. Estamos, assim, diante de uma «troca nos dois sentidos, do Evangelho relativamente à cultura e da cultura para o Evangelho» (P.Chanson, Inculturation, in Dictionnaire Oecuménique de Missiologie).(JSG)

 
Comentários