Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Congresso Eucarístico Nacional em Fátima
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Fátima – Portugal (Quinta-feira, 09/06/2016, Gaudium Press) – Entre os dias 10 e 12 deste mês de junho, será realizado o IV Congresso Eucarístico Nacional, em Fátima, Portugal. O evento que tem como tema “Viver a Eucaristia, fonte de Misericórdia”, terá seu desenvolvimento no Centro Paulo VI e é promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa, em parceria com o Secretariado Nacional do Apostolado da Oração e o Santuário de Fátima e e faz parte do Ano Santo da Misericórdia e da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, em 2017.

O Congresso: participação

Conforme o site do Congresso, dele deverão participar especialmente “os agentes pastorais, que, nas paróquias e noutras comunidades, exercem diversos ministérios e serviços: sacerdotes, diáconos, leigos e membros de institutos de vida consagrada”.

E os “os próprios bispos portugueses anunciaram que as jornadas pastorais do episcopado de 2016 consistirão na participação neste Congresso”.

Finalidade dos Congressos Eucarísticos

De acordo com a Agencia Ecclesia, em entrevista, o padre Manuel Morujão, Coordenador do Grupo Organizador do Congresso Eucarístico, destacou o pensamento de que “um Congresso Eucarístico é para “centrar a atenção sobre aquilo que é o fundamental do Cristianismo”, ou seja, Jesus Cristo.

O padre Morujão realçou como nas diferentes culturas e países existe “a mesma devoção por termos Jesus conosco na Eucaristia”.

Ele historiou em suas declarações que os congressos eucarísticos nacionais imitam, um pouco, os congressos eucarísticos internacionais que se iniciaram em Lille, na França, em 1881.

Segundo o Coordenador do Congresso, o estilo eucarístico de viver de Jesus foi o de “dar a vida”, tratando “os mais pobres” acolhendo “a todos”, dando-se “a comungar”.

Morujão realçou que um congresso eucarístico “é para renovar a vida concreta”.

Participantes destacados

O padre Manuel Morujão distinguiu presenças que terão participação neste Congresso:

O Cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;

o arcebispo italiano D. Piero Marini, presidente do Comité Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais;

Dom António Couto, bispo de Lamego;

a irmã Ângela Coelho, postuladora da Causa de Canonização dos Pastorinhos de Fátima;

José Eduardo Borges de Pinho, da Universidade Católica Portuguesa;

Padre Francisco Couto, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Edições anteriores do Congresso

O padre Morujão recordou ainda que um Congresso Eucarístico é feito de “celebrações solenes”, “conferências doutorais”, mas, sobretudo é realizado para a vida, para ser vivido.

Ele lembrou que as três primeiras edições do Congresso Eucarístico Nacional transcorreram-se em Braga, nos anos de 1924, 1974 e 1999.

O IV Congresso Eucarístico Nacional em Portugal terá sua Missa inaugural inserida na Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima, na sexta-feira dia 10 de Junho. (JSG)

 
Comentários