Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Novo Beato Português: Frei Bernardo de Vasconcelos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 07/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 14/06/2016, Gaudium Press) – Frei Bernardo de Vasconcelos, considerando venerável, natural da Arquidiocese de Braga, em Portugal, teve reconhecidas hoje, através de decreto da Congregação para as Causas dos Santos, do Vaticano, suas “virtudes heroicas”.BERNARDO DE VASCONCELOS.jpg

O documento foi publicado logo após uma audiência realizada hoje entre o Papa Francisco e o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Ângelo Amato.

Arcebispo de Braga

O arcebispo de Braga classificou o novo venerável como um “dom”. Dom Jorge Ortiga espera que Frei Bernardo de Vasconcelos constitua para as comunidades um “modelo e referência, particularmente para os jovens”, exatamente no momento em que a Igreja Católica em Braga incentiva os fiéis a “trabalhar a pastoral da Fé”.

Dom Jorge disse mais: “Frei Bernardo de Vasconcelos com as suas virtudes heroicas, comprovadas pelo Papa, afirma que o caminho das virtudes é para nós, para todos”.

Em um vídeo, o arcebispo explica que vê no religioso que faleceu aos 30 anos, “essencialmente um jovem” comprometido com Deus e com os outros. Primeiro como estudante, na Universidade de Coimbra, onde foi “um dos paladinos” da fé cristã com “ousadia e coragem”, num ambiente académico que “é sempre hostil ou que cria muitas dificuldades” e, depois, como religioso beneditino.

O Arcebispo afirmou que Bernardo era “Um jovem apaixonado pela causa de Cristo” e aponta para a necessidade de a Igreja “dar mais à juventude para poder esperar mais da juventude”.

Dados biográficos

De acordo com o site da Arquidiocese de Braga, frei Bernardo de Vasconcelos nasceu a 07 de julho de 1902, no Concelho de Celourico de Basto, e faleceu três dias antes de completar 30 anos de vida, em 04 de julho de 1932.

Ainda na universidade, sentiu o apelo à vocação sacerdotal. Entrou para o Mosteiro beneditino de Singeverga, em agosto de 1924, no mês seguinte continuou os estudos na Espanha. Dois anos depois (1926) foi estudar Teologia na Bélgica.

Ainda como estudante foi diagnosticado como portador da “doença de Pott”, que afeta a coluna vertebral.

Apesar da doença, Frei Bernardo viajou para a cidade do Porto, Portugal, para continuar os estudos. Ali faleceu, antes de ser ordenado sacerdote, como subdiácono.

O novo venerável foi conferencista do primeiro Congresso Eucarístico em Portugal, em 1924, e falou da “centralidade da Eucaristia na vida da Igreja”.

Monsenhor Mário Leite de Oliveira, postulador da Causa de Canonização do religioso beneditino, considera que um dos “aspetos mais interessantes” para ser estudado em frei Bernardo de Vasconcelos é a sua relação com os outros servos de Deus da Arquidiocese de Braga. E ele ainda aponta outra componente relevante da vida de Frei Bernardo de Vasconcelos é a sua “dedicação ao estudo” e o facto de “ser jovem” e sinal de “uma pastoral juvenil empenhada na Igreja e na sua fé”

Frei Bernardo de Vasconcelos está sepultado no interior da igreja Paroquial de São Romão do Corgo, sua terra natal. (JSG)

 
Comentários