Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Relíquia de Madre Assunta Marchetti visita Arquidiocese de Brasília
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Quinta-feira, 16-06-2016, Gaudium Press) A Catedral Metropolitana de Brasília acolheu recentemente a relíquia da bem-aventurada Madre Assunta Marchetti, durante a Santa Missa de abertura da 31ª Semana Nacional do Migrante

Gaudium Press.jpg

Na ocasião, a cerimônia foi presidida pelo pároco Padre João Firmino, e contou com a presença de milhares de fiéis que lotaram a Catedral.

A relíquia – um pedaço de osso da beata – foi uma forma de homenagear a religiosa scalabriniana, uma vez que em vida, dedicou-se inteiramente a cuidar dos migrantes, mais precisamente dos órfãos e enfermos, conforme citou o pároco João Firmino.

“Relembrando a vida da bem-aventurada Assunta Marchetti, relembramos os ensinamentos de Deus que ela colocou em prática a serviço dos irmãos”, disse o sacerdote.

Nas próximas semanas, as paróquias e comunidades da cidade participarão de programações pela Semana Nacional do Migrante, bem como Círculos Bíblicos, palestras, debates, formações e demais atividades culturais direcionadas à questão migratória.

O intuito dessas atividades é fazer com que as comunidades possam conhecer, rezar e refletir sobre a realidade dos migrantes e imigrantes dos diversos países, desenvolvendo ações pessoais e comunitárias de acolhida fraterna.

“Como é de tradição, o tema e lema deste evento estão em consonância com a Campanha da Fraternidade: “Casa Comum, nossa responsabilidade”; o que proporciona um espaço favorável para trabalhar as desigualdades sociais e promover a integração social”, afirmou Irmã Rosinha Martins, representante da Coordenação da Pastoral do Migrante.

Desde o dia 7 de junho, a relíquia da bem-aventurada Assunta Marchetti, co-fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-scalabrinianas, visita as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Brasília, e deve permanecer na Capital Federal até o encerramento das comemorações pela Semana Nacional do Migrante.

A primeira comunidade a receber a relíquia foi a Paróquia do Pai Nosso, situada no Lago Norte. Na época, o pároco, Padre José Avelarque Góis, rememorou o caminho de Assunta Marchetti para responder ao chamado de Deus, como missionária de gentes.

“A presença da relíquia da bem-aventurada Assunta nos ajuda a compreender a importância do chamado a uma vocação específica para a missão de gentes. Assunta Marchetti deixou a sua diocese de Lucca e veio para o Brasil aos 24 anos e daqui foi para o céu”, disse

Assunta Marchetti foi beatificada em 25 de outubro de 2014 na Catedral Metropolitana de São Paulo. A partir de então, o governo geral das Scalabrinianas tem possibilitado aos fiéis católicos o encontro com a relíquia da beata por meio desta peregrinação pelas Igrejas do Brasil. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Brasília

 
Comentários