Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Diocese de Piracicaba (SP) completa 72 anos de fundação
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Piracicaba – São Paulo (Quinta-feira, 16-06-2016, Gaudium Press) A Diocese de Piracicaba, no interior paulista, celebrou seus 72 anos de fundação.

Gaudium Press.jpg

Criada em 26 de fevereiro de 1944, pela Bula Vigil Campinensis Ecclesiae, do papa Pio XII, sua instalação oficial ocorreu no em 11 de junho do mesmo ano, no encerramento do Congresso Eucarístico Regional de Piracicaba. Naquela ocasião, houve a presença do então núncio apostólico, Dom Bento Aloisi Masella.

Neste ano, para recordar a data e o padroeiro da diocese, Santo Antônio, no último dia 13 de junho, aconteceu uma cerimônia, seguida de procissão com presença do bispo diocesano, dom Fernando Mason.

A programação festiva trouxe como temática “Festa de Santo Antônio – Ano Santo da Misericórdia”.

História

Dom Ernesto de Paula foi o primeiro bispo da diocese, nomeado em 30 de junho de 1945, com posse no dia 8 de setembro. Atualmente, Dom Fernando Mason é quem está à frente do governo episcopal, desde 24 de julho de 2005, quando foi nomeado pelo então Papa Bento XVI.

Composta por 15 municípios, organizada em sete regiões pastorais, a Diocese de Piracicaba possui, no total, 68 paróquias. A partir de 3 de julho, passará a ter 69, com a instalação da Paróquia São Pedro e São Paulo, no bairro Jardim Inocoop, em Rio Claro.

Além disso, conta com dois santuários marianos, dedicados a Nossa Senhora dos Prazeres, em Piracicaba, e Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, em Rio Claro, e com os seminários da Imaculada Conceição, Papa São João XXIII e São José.

Já o clero diocesano é composto por 61 padres diocesanos, 50 padres religiosos e 51 diáconos permanentes. Há ainda colaboração de agentes que atuam nas diversas pastorais e movimentos.

Na Diocese de Piracicaba, existem dez congregações religiosas masculinas e nove femininas. (LMI)

 
Comentários