Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja do Senhor do Bonfim promove campanha para restauração do Altar Mor
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Salvador – Bahia (Quinta-feira, 16-06-2016, Gaudium Press) A Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, conhecida por sua arquitetura repleta de detalhes inspirada no estilo neoclássico, com fachada em rococó, lançou recentemente uma campanha virtual de financiamento coletivo, com duração de dois meses.

Gaudium Press.jpg

O intuito desta iniciativa será para a concretização de reformas por uma segurança mais adequada aos visitantes, bem como pela preservação deste patrimônio histórico, considerado pela população baiana como o maior centro da Fé católica.

Além disso, a ação deve mobilizar diversas pessoas a realizar doações pela restauração do Altar Mor deste que é um dos Santuários mais conhecidos no mundo.

A intervenção no Altar Mor será realizada pela estabilização geral do Retábulo e pela conservação das imagens de Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia. Além disso, as condições precárias das instalações elétricas são um dos outros pontos a serem reparados.

De acordo com o restaurador, Túlio Vasconcelos, “a degradação em que se encontram várias peças constituintes do altar compromete seriamente a estrutura e as peças artísticas em talhas douradas”.

Conforme Túlio, “há presença de ataque de cupins em pontos como forro, lastros, talhas, bases e capitéis de colunas, onde estão evidenciadas perdas significativas de elementos decorativos das colunas laterais e perdas de área de douramento”.

Para o Juiz da Devoção do Senhor do Bonfim, Francisco José Pitanga Bastos, o momento é de dificuldade para restauração do altar, pois “há situações que necessitam de intervenções rápidas”.

“Pedimos a todos que gostam de arte ou que são religiosos que nos ajudem a recuperar esse monumento da arquitetura brasileira”, disse.

Inaugurada em 24 de junho de 1754, a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim foi edificada com propósito de continuar a devoção e espalhar o culto de veneração ao Senhor do Bonfim, iniciado em 1745 através do capitão de mar e guerra Teodósio Rodrigo de Faria, de Portugal, fervoroso devoto do Senhor do Bonfim. (LMI)

 
Comentários