Notícias


Notícias


Crucifixo que falou com São Francisco em São Damião retorna ao seu lugar original
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Assis – Itália (Sexta-feira, 17-06-2016, Gaudium Press) Como um “evento realmente excepcional” qualificou a comunidade dos Franciscanos o retorno, após 800 anos do crucifixo de São Damião ao templo de São Damião em Assis. A venerada imagem que segundo a tradição falou a São Francisco para pedir-lhe que reparasse sua Igreja, estará de 15 à 19 de junho no templo original de São Damião como parte das iniciativas do Jubileu da Misericórdia.

Crucifixo que falou com São Francisco em São Damião retorna ao seu lugar original.jpg

A comunidade de São Damião obteve o consentimento das Irmãs Clarissas do proto-mosteiro de Santa Clara em Assis e o ‘placet’ da superintendência de Perugia para poder realizar a iniciativa. O Cristo de São Damião é uma imagem elaborada em tela sobre madeira e representa a Cristo Glorioso em estilo iconográfico oriental, que não pende da Cruz mas é representado erguido sobre ela, com os olhos muito abertos para comunicar a contemplação direta do rosto de Deus.

O templo de São Damião tem um profundo significado para a família franciscana. Além da restauração física do templo empreendida por São Francisco ao ouvir a voz de Cristo, o lugar se converteu no convento de Santa Clara de Assis, onde nasceu o ramo feminino da família religiosa e onde finalmente faleceu a Santa após uma vida de penitência e humildade.

O Crucifixo de São Damião realiza o translado pela segunda vez em 800 anos, sendo a primeira oportunidade em 1953, quando foi levado à Basílica de Santa Clara por ocasião dos 700 anos do falecimento da Santa. Nessa oportunidade, apesar de percorrer as ruas de Assis em procissão, não foi levado a São Damião. O Crucifixo foi retirado às nove da manhã do dia 15 de junho da estrutura de metal que o sustenta habitualmente na Capela de São Jorge e colocado em uma urna protetora de madeira com revestimentos especiais. Às 11h chegou a São Damião, onde foi elevado com ajuda de andaimes e suportes de aço fabricados para apoiar o crucifixo. Se realizaram medições de temperatura e umidade para garantir que as condições fossem similares às da Capela na qual se venera. (GPE/EPC)

 
Comentários