Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arcebispo argentino pede que se volte a ministrar a Confirmação antes da Primeira Comunhão
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

San Miguel de Tucumán – Argentina (Segunda-feira, 20-06-2016, Gaudium Press) Dom Héctor Aguer, Arcebispo de La Plata, Argentina, refletiu durante sua exposição no I Congresso Teológico em San Miguel de Tucumán sobre a idoneidade de recuperar a ordem tradicional dos sacramentos de iniciação cristã de forma que a Confirmação seja recebida antes que a Eucaristia. “Quando o acesso à Eucaristia foi permitido às crianças desde cedo, se foi deixando a Confirmação para mais tarde”, recordou, para afirmar que “não vejo o por quê se exija maiores requisitos para a Confirmação do que para a primeira recepção da Eucaristia”.

Arcebispo argentino pede que se volte a ministrar a Confirmação antes da Primeira Comunhão.jpg

O Arcebispo indicou que a mudança se produziu nos anos sessenta, quando “se sustentou tenazmente a opinião de que a Confirmação devia postergar-se até a adolescência e essa prática se estendeu bastante”. Na opinião do prelado não há objeções para “recuperar a ordem originária e localizar a Confirmação antes da Primeira Comunhão. Tal é o lugar exato que lhe corresponde”.

Não alterar o dinamismo próprio dos sacramentos

A mudança da ordem dos sacramentos e o distanciamento da Confirmação até uma idade mais madura produz, segundo afirmou o prelado, uma mudança de significado do sacramento já que é visto como “tomar conta pessoalmente da condição batismal” na maturidade. “Nos encontramos aqui em terreno perigoso”, advertiu, já que se converte “a realidade objetiva do dom do Espírito em uma iniciativa do sujeito que professa a Fé diante da comunidade. Para os católicos o âmbito adequado para uma solene renovação das promessas batismais é a Vígilia Pascal. Naquela hipótese quem se batiza sendo adulto não necessitaria da Confirmação”.

O rito mesmo da Missa de Confirmação expressa em sua ‘lex orandi’ a ordem destes sacramentos: “Tu, no Batismo, dás nova vida aos crentes, e os fazes participar no mistério pascal de teu Filho. Tu os confirmas com o selo do Espírito Santo mediante a imposição de mãos e a unção do crisma. Tu convidas à mesa do banquete eucarístico a quem tem sido renovados a imagem de Cristo, o ungido pelo Espírito Santo e enviado para anunciar a salvação, e os fazeis testemunhas da Fé na Igreja e no mundo”.

“É próprio do cristão plenamente formado pelo Espírito Santo participar da mesa do Senhor na assembleia eucarística. Não corresponde alterar o dinamismo próprio da iniciação cristã e submetê-lo a duvidosos arbítrios pastorais”, indicou Dom Aguer. O Arcebispo também fomentou o adequado testemunho dos fiéis e a averiguação das causas das deficiências neste sentido. “É um assunto de máxima seriedade pastoral averiguar, se fosse possível fazê-lo, por que a maior parte dos batizados, uma amplíssima maioria, e confirmados muitos deles, não participam do culto divino”. (GPE/EPC)

 
Comentários