Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Sacerdotes participam de encontro regional da CNBB em Porto Alegre
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Segunda-feira, 20-06-2016, Gaudium Press) “O cuidado com os padres idosos e doentes” foi a temática discutida entre os representantes da Pastoral Presbiteral, do regional Sul 3 da CNBB, que participaram de um encontro realizado em 14 de junho, na capital gaúcha de Porto Alegre. Na ocasião, os religiosos abordaram a caminhada da Pastoral e a articulação da assistência para os padres idosos.

Gaudium Press.jpg

De acordo com o bispo da Diocese de Montenegro e referencial da Pastoral no regional Sul 3, Dom Paulo de Conto, o evento acontece periodicamente com os representantes dos presbíteros diocesanos. “Nesta reunião preparamos cursos que vamos oferecer ao longo do ano. Além de refletirmos sobre nossos padres idosos e doentes, também refletimos sobre as experiências das casas que já existem para seus cuidados”, disse.

O prelado ressaltou que os encontros como esse tem a finalidade de priorizar a unidade sacerdotal em cada diocese. “Estou feliz por estar ao lado de nossos bispos e padres no apoio, ajuda e na animação”, completou.

Por sua vez, o representante da Pastoral Presbiteral do regional, Padre Cleocir Bonetti, lembrou que o intuito do encontro consistiu em uma reflexão e partilha da caminhada dos presbíteros do Rio Grande do Sul.
“Discutimos sobre a experiência do Lar Sacerdotal, de como organizar e termos um espaço que possa acolher padres doentes e idosos nas dioceses. Falamos da formação permanente com programação de encontros e cursos para fortalecermos os nossos presbíteros”.

Já o representante da Arquidiocese de Porto Alegre, Padre Silvio Guterres Dutra, acredita que a reunião das coordenações diocesanas de presbíteros tem a intenção de dar suporte e ajudar os cuidadores do povo de Deus.

“Temos a tarefa de acompanhar nossos colegas presbíteros para que eles cresçam em qualidade na sua vida e ministério, e para que possam viver o ministério e atender melhor o povo de Deus”, afirmou.

Lar Sacerdotal

Situado na cidade de Gravataí, o Lar Sacerdotal abrange a Arquidiocese de Porto Alegre e as dioceses de Montenegro e Osório, contando com uma infraestrutura de cuidado e atenção aos padres que necessitam de ajuda.

“Hoje contamos com dezessete padres residentes com idade avançada ou por doença. Estão em um processo de cuidado da saúde e do bem-estar. É uma experiência muito interessante porque lá se partilha a vida e se recupera a saúde. A estrutura física e os recursos humanos pensados por meio da associação dos padres das dioceses têm como objetivo oferecer aos residentes uma vida digna no seu entardecer”, comentou o diretor do instituto, Padre Tarcísio Rech. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários