Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Turim celebra a sua Padroeira: Nossa Senhora da Consolação
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Turim – Itália (Quarta-feira, 22-06-2016, Gaudium Press) Com solenes celebrações litúrgicas e procissões, a Diocese de Turim na Itália celebrou no último dia 20 a festa de sua Padroeira: a Virgem da Consolata ou da Consolação. A festividade esteve marcada por sucessivas Missas que foram iniciadas desde as 06h no Santuário da Consolata, sendo a principal presidida às 11h pelo Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, que deu abertura à Porta Santa, a quarta para a Diocese neste Ano Santo da Misericórdia.Turim celebra a sua Padroeira Nossa Senhora da Consolação 1.jpg

Durante a homilia, o prelado abordou a passagem do Evangelho de São João sobre as bodas de Caná, quando Maria diz aos que serviam: “Fazei tudo o que vos disser”, assinalando que a Virgem “buscou e encontrou o reino de Deus na Fé, no serviço de Deus e na contínua obediência à sua vontade”, e que por esta razão “sabe preocupar-se, de modo eficaz, nas necessidades materiais dos esposos de Caná. Porque a Fé e o amor de Deus, se enchem o coração, o abrem também ao amor até os demais”.

Assinalou que o estilo de vida de Jesus e de Maria, descrito no Evangelho, se caracteriza por sua simplicidade e a pobreza dos meios, mas também por uma grande riqueza de relações sinceras e verdadeiras entre Deus e os demais. “Deus conta mais de todos e de tudo por Cristo e por sua Mãe. É por isto que as pessoas valem mais que nada no mundo. Quem ama a Deus não pode não amar ao próximo, porque dentro de seu coração o Espírito faz e conduz esta unidade”, acrescentou o Arcebispo de Turim.

Em outro momento fez um chamado a sair do egoísmo e educar no amor: “Não é esta uma educação fácil e imediata de conseguir, porque cada pessoa é induzida a buscar seu próprio território de influência, é espaço vital de sua propriedade -seja pessoal, como familiar ou de grupos e comunidades-, e impede a qualquer um de entrar por medo de ter que compartilhar com outros”.

É por esta razão que o prelado, ao concluir a homilia, orou a Nossa Senhora da Consolata para que ajude a viver e a testemunhar “nosso serviço em casa e até àqueles que estão em necessidade com Fé no Senhor e espírito de verdadeiro cuidado e fraternidade”.Turim celebra a sua Padroeira Nossa Senhora da Consolação 2.jpg

Após a Eucaristia, e outras duas sucessivas celebrações litúrgicas em honra à Padroeira de Turim, às 20h30 ocorreu uma solene procissão no centro histórico da cidade, presidida pela venerada imagem da Virgem da Consolação e com a presença também do Arcebispo, e de centenas de fiéis. “Maria Consolata foi sempre, na história de nossa terra, mãe amorosa e rica de misericórdia e de piedade. A ela dirigimos nossos olhos e nosso coração, com a certeza de encontrar um porto seguro e uma renovada esperança de bem”, disse na ocasião Dom Nosiglia.

Se diz que a imagem de Nossa Senhora da Consolata, levada à Turim desde a Palestina no ano de 354 por São Máximo, foi pintada por São Lucas. São Máximo localizou a imagem em uma capela que estava situada ao lado de uma Igreja dedicada a Santo André, pelo que muito logo a povoação começou a venerar a imagem chamando a Virgem com o título de Consoladora, cuja expressão popular é Consolata.

Tempos depois, a pintura de Maria se extraviou, sendo encontrada por um cego a quem Nossa Senhor devolve a vista e lhe indica onde se encontrava o quadro. Posteriormente o rei Adruino erige uma nova capela para a Virgem em agradecimento por uma cura milagrosa. (GPE/EPC)

 
Comentários