Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Multidão de fiéis participa do encerramento do Congresso Eucarístico Nacional Argentino
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Tucumán – Argentina (Quarta-feira, 22-06-2016, Gaudium Press) Recordando que a Eucaristia é o “dom mais precioso”, o Cardeal Giovanni Battista Re, delegado papal, encerrou em Tucumán, Argentina, o XI Congresso Eucarístico Nacional, que começou no dia 16 e levou por tema “Jesus Cristo, Senhor da história, necessitamos de Vós”. Milhares de fiéis procedentes de todas as Dioceses argentinas se reuniram no hipódromo da cidade para assistir ao encerramento do encontro Eucarístico que coincidiu com as celebrações dos 200 anos da independência do país.

Multidão de fiéis participa do encerramento do Congresso Eucarístico Nacional Argentino 1.jpg

“Esta cidade cheia de história, na qual há 200 anos foi declarada a independência da Argentina, se converteu nestes dias em um cenáculo aberto no horizonte da nação inteira e no coração espiritual de todos os argentinos (…) Nos reunimos em grande número em torno de Cristo, ‘rosto humano de Deus e rosto divino do homem’, para dizer-lhe: ‘Jesus Cristo, Senhor da história, necessitamos de Vós’, porque Vós sois o rosto misericordioso de Deus e porque só Tu tens palavras de vida eterna. A Ti estão ligados nossa salvação e nosso destino”, expressou o purpurado ao iniciar a homilia da Missa de encerramento.

O Cardeal, ao referir-se ao sacramento Eucarístico, recordou que foi por amor aos homens que “Cristo quis fazer-se pão para saciar nossa fome”, já que “a instituição da Eucaristia se explica somente porque Cristo nos amou”.

Depois prosseguiu: “mediante o Sacramento da Eucaristia Deus está sempre conosco: habita em meio de nós. A Fé nos assegura que Cristo, mediante os sinais do pão e do vinho, está realmente conosco em corpo, sangue, alma e divindade. Não é uma afirmação vazia; não é sugestão, não é fantasia: é realidade”.

Multidão de fiéis participa do encerramento do Congresso Eucarístico Nacional Argentino 2.jpg

Assinalou que o mistério Eucarístico “é a máxima expressão do dom que Cristo nos faz de si mesmo e da obra de Salvação”. Razão pela qual a Igreja considerou este sacramento como o dom mais importante. “A Eucaristia é o coração da vida da Igreja e da vida Cristã, é a fonte da qual emana toda sua força: é Cristo mesmo quem se faz nosso alimento espiritual e companheiro de viagem no caminho de nossa vida, guiando-nos e transmitindo-nos luz, força, energia e consolo”, prosseguiu o delegado pontifício para o Congresso.

De acordo com o Cardeal, este encontro eucarístico “é um forte chamado a aproximarmos de Cristo e a partir dEle, e com Ele, aprender o que significa ser cristãos”, assim como a não ter medo de expressar a Fé.

“A Eucaristia é o grande motor da vida Cristã. Ela é um incentivo para reconstruir o tecido cristão da sociedade; ela é o ponto de partida para a tão desejada nova evangelização, capaz de penetrar com conteúdos evangélicos o estilo dos comportamentos e da vida inteira”, enfatizou, e depois acrescentou: “Há uma grande necessidade de reedificar a família e a sociedade sobre a rocha da Fé em Deus e de seu amor misericordioso, que este Ano Jubilar da Misericórdia nos faz experimentar”.

Após a Missa de encerramento seguiu uma procissão Eucarística durante a qual se invocou a bênção de Deus pedindo pelas famílias e pelo país.

Multidão de fiéis participa do encerramento do Congresso Eucarístico Nacional Argentino 3.jpg

Vários foram os eventos que marcaram os quatro dias do encontro Eucarístico, destacando-se a multitudinária procissão com o Senhor de Mailin, o Senhor dos Milagres e Nossa Senhora das Mercedes no último sábado; assim como a Via Sacra da sexta-feira, 17, com uma nutrida participação dos jovens, acontecimento que teve lugar também no hipódromo de Tucumán. (GPE/EPC)

 
Comentários