Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Pescadores valencianos celebram romaria por festa de seu padroeiro, São Pedro
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Valência – Espanha (Quinta-feira, 23-06-2016, Gaudium Press) Uma colorida e festiva romaria foi celebrada no último domingo, 19 de junho na localidade valenciana de Catarroja por ocasião da festa de São Pedro que a Igreja comemorará no próximo dia 29. Centenas de pescadores da localidade saíram com suas barcas ao longo da albufera para honrar ao seu padroeiro.Pescadores valencianos celebram romaria por festa de seu padroeiro, São Pedro 1.jpg

A peregrinação, muito esperada pelos pescadores da localidade, iniciou desde cedo na paróquia de Catarroja sendo presidida pela venerada imagem de São Pedro, que foi transportada por uma carroça. Ao chegar ao porto, os pescadores e suas famílias, cada um em suas embarcações, seguiram o cortejo processional em honra do seu padroeiro, que seguiu pelo canal que chega até a Albufera; e ao chegar ao centro do lago, participaram da celebração da Palavra, e da bênção das águas.

Os festejos de São Pedro continuarão na localidade valenciana neste sábado, 25 de junho com a Missa solene que ocorrerá às 12h30 na paróquia de São Miguel Arcanjo. Na ocasião estará presente o Coral San Pere.

Neste mesmo dia, à noite, ocorrerá outra tradicional procissão, desta vez em Les barraques de Catarroja, conhecido bairro dos pescadores, onde a cada ano, para esta data, se celebram festas especiais.

“Vinde a mim e eu vos farei pescador de homens”

Entre os apóstolos de Jesus, São Pedro é um dos mais importantes. Não em vão o mesmo Jesus Cristo confiou a ele o cuidado da Igreja. Como está escrito no Evangelho de São Mateus 16, 18-19: “Eu também lhe digo, que vós sois Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E a ti darei as chaves do reino dos céus; tudo o que ligardes na terra será ligado nos céus; e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

Pescadores valencianos celebram romaria por festa de seu padroeiro, São Pedro 2.jpg

A ele, Jesus também fortaleceu na Fé, como está consignado no Evangelho de Lucas 22, 31-32: “Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua Fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos”.

São Pedro, também deixou de ser um humilde pescador, para ser pescador de homens. Além de se tornar o primeiro Pontífice da Igreja, o padroeiro dos pescadores. No Evangelho de São Mateus 4, 19, se recorda o momento quando Jesus chama a Simão: “E lhes digo: Vinde a mim, e eu vos farei pescador de homens”. (GPE/EPC)

 
Comentários