Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Nossa Senhora de Guadalupe é tema de exposição no Museu Natural de Ciência dos EUA
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Houston – Estados Unidos (Sexta-feira, 24-06-2016, Gaudium Press) “A Virgem de Guadalupe… Imperatriz das Américas”, assim se intitula a exibição que até o próximo dia 05 de setembro ocorre em Houston Museum of Natural Science. Inaugurada no dia 11 de dezembro, a mostra faz um percurso histórico, cultural e de significado religioso ao redor da venerada imagem que tem sido símbolo da América e tem milhões de devotos ao redor do mundo.Nossa Senhora de Guadalupe é tema de exposição no Museu Natural de Ciência dos EUA.jpg

“A Virgem de Guadalupe foi um símbolo de esperança, proteção e consolo para seus seguidores por quase 500 anos, mas por que? O que tem Nossa Senhora que tenha inspirado a milhões de pessoas do continente americano? A Virgem morena apareceu diante de Juan Diego em 1531 em um evento que não somente lhe mudou a vida, mas a de toda uma nação. Hoje em dia, sua imagem representa um milagre e a identidade de uma cultura. Revive sua história a partir de suas origens até o dia de hoje em nossa exposição”, convidam a partir do website do Museu.

De acordo com o curador da mostra, Dirk Van Tuerenhout, que é citado por Houston Press, a exposição “volta no tempo e explica onde começou realmente a história (…) retorna ao México nos tempos de São Juan Diego e retorna à Espanha antes disso”. “Juan Diego viveu a maior parte de sua vida antes dos acontecimentos históricos que caracterizavam o tempo que antecedeu a aparição da Guadalupana.

A mostra está dividia em cinco seções que narram os aspectos históricos e a importância cultural e religiosa da Virgem de Guadalupe. Entre os objetos presentes se destaca o Nican Mopohuna, que é o manuscrito original em língua asteca na qual ficou registrada a aparição.

Além disso, se dispôs uma versão interativa do mapa mais antigo conhecido da Cidade do México, que data do Século XVI, além de diversos artefatos deste tempo. Adicionalmente, a exibição conta com representações modernas da venerada imagem, que segue sendo símbolo de proteção e consolo para muitos.

“Sua história não terminou. Se manterá mutável e seguirá crescente”, acrescenta Van Tuerenhout.

Nossa Senhora de Guadalupe apareceu a São Juan Diego em quatro ocasiões entre 09 e 12 de dezembro de 1531. (GPE/EPC)

 
Comentários