Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Assembleia Ordinária da Osib acontece em Atibaia (SP)
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Atibaia – São Paulo (Terça-feira, 28-06-2016, Gaudium Press) A 30ª Assembleia Ordinária da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib), do regional Sul 1 da CNBB, teve como reflexões as “Perspectivas da Formação Sacerdotal a partir do contexto sócio-eclesial atual”.

Gaudium Press.jpg

Na ocasião, o evento realizado entre os dias 13 e 16 de junho, na Casa de retiros Schoenstatt-Tabor, em Atibaia, contou com presença de Formadores dos Seminários Menor, Propedêutico, Filosofia e Teologia das diversas dioceses do regional.

A Assembleia teve a assessoria do bispo auxiliar de São Paulo, Dom Devair Araújo da Fonseca, e também do responsável pelo Osib no Estado paulista, Padre Leandro dos Santos.

Logo na cerimônia de abertura, o bispo referencial da Osib e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada do regional Sul 1, Dom Paulo Roberto Beloto, destacou a importância da participação dos formadores na Assembleia.

Em seguida, o prelado refletiu sobre a função que os formadores são chamados e o serviço que prestam nas igrejas particulares.

Ao longo da programação, no dia 13, Dom Devair apresentou breve histórico (1945 a 2015) do desenvolvimento da Osib no regional, com a finalidade de ressaltar os contextos social, cultural, econômico, político e religioso. “Apontar esse histórico é situar, de início, nossas futuras reflexões”, mencionou o religioso.

Entre os dias 14 e 15, o bispo trouxe reflexão sobre o tema central “Perspectivas da Formação Sacerdotal a partir do Contexto Sócio-Eclesial Atual”, com base nos subsídios dos Documentos do Concílio Vaticano II, “Presbyterorum Ordinis” – sobre o ministério e a vida dos sacerdotes – e “Optatam Totius” – sobre a formação sacerdotal.

Além disso, Dom Devair expôs uma breve contextualização das Conferências Episcopais Latino-Americanas (Celam), Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida.

Na Assembleia, os participantes buscaram identificar os objetivos e desafios da reestruturação da Osib no regional Sul 1.

Padre Leandro dos Santos avaliou positivamente os trabalhos ao dizer que “a Osib, por meio desta assembleia, conseguiu atingir seus objetivos: favorecer a participação dos formadores do estado de São Paulo e articular os próximos trabalhos e atividades que a Presidência organizará nos próximos anos”.

No final do encontro, houve uma Santa Missa presidida pelo bispo de Bragança Paulista, Dom Sérgio Aparecido Colombo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários