Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Salesianos em Goiânia celebram os 140 anos do Dia Mundial dos ex-alunos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Goiânia – Goiás (Quarta-feira, 29-06-2016, Gaudium Press) Considerada uma tradição de mais de 140 anos no mundo, a capital Goiânia celebra há 52 anos o Dia Mundial dos Ex-alunos Salesianos.

Gaudium Press.jpg

Recentemente, foram chamados ex-alunos e alunas da congregação que frequentaram, durante muito tempo, qualquer obra de São João Bosco, como o Oratório Festivo, Oratório Diário, paróquias e colégios.

A Associação dos Ex-alunos e Ex-alunas de Dom Bosco foi criada no dia 24 de junho de 1870, após um grupo de ex-alunos ter feito uma visita ao fundador dos salesianos.

Naquela época, eles o presentearam e expressaram seu agradecimento pela educação que eles haviam recebido dentro das suas obras.

De acordo com o Padre Fabiano da Silva Ribeiro, pároco da Paróquia São João Bosco, a educação salesiana consiste na formação do bom cristão e do honesto cidadão.

Depois da visita, São João Bosco fundou o grupo de ex-alunos que foram integrados à família salesiana, composta pelos sacerdotes, bem como religiosos e todos os outros grupos que compõem as obras.

Além disso, todas as pessoas, consagrados ou leigos, que participam dessas obras desenvolvem a espiritualidade salesiana de forma constante nas tarefas cotidianas.

Através da espiritualidade salesiana e do processo educativo de São João Bosco, essas pessoas são colaboradoras do carisma da congregação.

Padre Fabiano ressaltou que a celebração comemorativa foi primeiramente um momento de júbilo, no qual agradecemos o carisma salesiano e a presença do fundador, Pai e mestre da Juventude, e, ao mesmo tempo, a presença dos ex-alunos, vistos como multiplicadores que perpetuam os ensinamentos salesianos.

O senhor Ernestino Arnaldo de Arruda, presidente da Associação de Ex-Alunos Salesianos em Goiânia, acrescentou ainda que, a partir da visita a São João Bosco em 1870, em todos os anos aconteceram encontros de ex-alunos. Até que, em 1909, o reitor mor fez o primeiro Estatuto para a Associação, integrando-os como membros da família Salesiana.

Vale lembrar que a formação de associações começou a acontecer no mundo todo, em nível nacional, estadual e municipal, sendo que são todas autônomas e sem fins lucrativos.

Em cada local, a Associação desenvolve um trabalho pastoral. Em Goiânia, por exemplo, são atendidas 72 crianças.

Os encontros e assembleias gerais são periódicos, mas o trabalho realizado é constante. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Goiânia

 
Comentários