Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja de Teresina festeja os 69 anos de vida de seu arcebispo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 30/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Teresina – Piauí (Quinta-feira, 30-06-2016, Gaudium Press) A Igreja de Teresina celebrou recentemente os 69 anos de vida do Arcebispo Dom Jacinto Brito. Na ocasião, amigos, familiares e a comunidade em geral esteve reunida durante a cerimônia presidida pelo próprio aniversariante.

Gaudium Press.jpg

Em sua homilia, o prelado avaliou a sua vida e missão, expressando a alegria de celebrar mais um ano de vida. “Gratidão a Deus por tudo aquilo que Ele é e pelo o que comunica para nós. É um dever de consciência administrar bem aqueles dons que recebemos, que são dados não por merecimento, mas por graça e puro amor de Deus”, disse.

A missa comemorativa foi concelebrada pelo arcebispo emérito de Teresina Dom Miguel Fenelon.

O casal Cristiano Gonçalves e Karla Poliana, da Catedral de Nossa Senhora das Dores, fizeram mensagem especial ao arcebispo em nome de todos os paroquianos, assim como o vigário-geral da Arquidiocese, Padre Tony Batista, representando todo o clero.

Após receber as homenagens, Dom Jacinto agradeceu as orações direcionadas a ele. Em seguida, fazendo referência ao profeta Jeremias, destacou que desde o ventre da sua mãe, dona Inez, que estava na celebração, Deus já lhe conduzia.

“Em vista de algo que Deus deseja, somos apenas administradores dos dons que recebemos para que se construa a obra pela qual o Senhor nos chamou. Para nós que temos fé, sabemos que nada é ocasional. Há um chamado misterioso de Deus que vai nos conduzindo desde o ventre materno. Agradeço pelas orações de cada um dos que aqui estão e sempre me colocam em suas intenções”, concluiu.

Dom Jacinto Brito

Nascido em Bacabal, no Maranhão, o religioso ordenou-se sacerdote em 15 de janeiro de 1972, em Bacabal, foi pároco na Paróquia de São Benedito em Pedreiras, no período de 1972 a 1994. Além disso, foi membro do Conselho Pastoral Diocesano (1972-1980); membro da Comissão Nacional do Clero (1980-1983); membro do Colégio de Consultores da Diocese (1984-1994); Vigário Geral da Diocese (1990-1995).

Dom Jacinto também exerceu a função de reitor do Seminário Interdiocesano de Santo Antônio, em São Luís (1995-1998), no qual ensinou a disciplina prática sacramental.

Mais tarde, foi nomeado bispo de Crateús pelo Papa João Paulo II, em 18 de fevereiro de 1998. Recebeu a ordenação episcopal no dia 24 de maio de 1998, em Cratna cidade cearense, das mãos de Dom Antônio Batista Fragoso e de Dom Paulo Eduardo Andrade Ponte e Dom Pascásio Rettler.

No dia 22 de fevereiro de 2012, o Papa Bento XVI o nomeou como o sétimo Arcebispo de Teresina, sucedendo a Dom Sérgio da Rocha. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

 
Comentários