Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola podem ser acompanhados via EAD
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 30/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Quinta-feira, 30-06-2016, Gaudium Press) Os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola agora podem ser acompanhados pelo EAD (ensino à distância) produzido pela rede de TV Século 21.

view.jpg

O retiro online com os exercícios espirituais do fundador da Companhia de Jesus contém 122 encontros virtuais, com a duração média de 10 minutos cada um, contendo material em vídeo e apostilas. Nele, o participante terá o acompanhamento de uma equipe de pessoas que já fizeram as atividades e tem uma vasta experiência nesse caminho de oração.

Essa equipe estará à disposição nos fóruns para os interessados em esclarecer dúvidas, auxiliando na agilização de todo o processo.

Os exercícios online têm início em 11 de julho. As inscrições estão abertas até hoje, no site da EAD Século 21.

Bethânia Reis do Marco, responsável pela EAD, explicou que ” todas as pessoas que se inscreveram para esta primeira turma poderão ter acesso a todo o conteúdo por meio da internet. Além de assistir aos encontros, os participantes serão convidados a fazerem o seu caminho de oração, a sua própria experiência com os exercícios”.

A novidade, segundo Bethânia, busca “proporcionar essa experiência transformadora dos Exercícios Espirituais para um número grande de pessoas, disponibilizando toda a riqueza da espiritualidade inaciana pela internet”.

A organizadora destacou ainda que a criação do sistema de ensino à distância se deve pelo fato de muitos não possuírem a oportunidade de participar de retiros presenciais por conta da rotina do dia a dia.

“Os exercícios são normalmente vivenciados em casas de retiros e ambientes próprios para a oração. Sabemos que essas oportunidades de retiros são imensamente enriquecedoras e profundas. Porém também sabemos que nem todas as pessoas conseguem ter acesso a isso (…) Pensando nisso vimos que uma boa oportunidade seria a de proporcionar essa experiência transformadora dos Exercícios Espirituais para um número grande de pessoas, disponibilizando toda a riqueza da espiritualidade inaciana pela internet”.

Através da experiência obtida com os alunos da EAD Século 21, prosseguiu Bethânia, existe “uma grande busca de maior conhecimento e de aprofundamento em uma experiência concreta de espiritualidade. E sabemos que a espiritualidade inaciana proporciona essa experiência. É um caminho de oração e também de autoconhecimento”.

“Os Exercícios movimentam a pessoa por dentro e, por isso, envolvem a pessoa por inteiro – corpo, mente, afetividade, imaginação – com a finalidade de proporcionar um crescimento espiritual. É a experiência profunda de repensar a vida toda. E essa experiência deve ser compartilhada com muitas pessoas”, lembrou.

view (1).jpg

Contudo, ela alerta que o participante virtual não apenas deve assistir aos encontros gravados em vídeos e disponibilizados na plataforma como também precisa “trilhar o seu próprio caminho de oração, fazendo as meditações, partilhando-a com seu acompanhante nos fóruns e reservando ao menos 30 minutos diários para a oração”.

“O participante, ao preparar-se para acessar a internet e assistir aos encontros, deverá criar um espaço próprio para a oração, com um ambiente silencioso. Deverá fazer o propósito de que nesse momento não acessará outros lugares na internet, não se deixará distrair por outros atrativos, como mensagens, ligações, notificações de redes sociais. É um momento de oração, um retiro e por isso ele deve ‘retirar-se’ mesmo que momentaneamente dos outros ambientes reais e virtuais para estar plenamente presente, participando e fazendo os Exercícios Espirituais. Daí então, poderão ser colhidos bons frutos dessa experiência”, esclareceu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Rede Século 21

 
Comentários