Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Primeiro Congresso dos Acólitos acontece na Arquidiocese de Teresina
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Teresina – Piauí (Sexta-feira, 01-07-2016, Gaudium Press) O Auditório da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na zona leste de Teresina, acolheu neste último final de semana o primeiro Congresso dos Acólitos.

Gaudium Press.jpg

Na ocasião, o evento arquidiocesano contou com a participação de jovens que estão na missão do serviço do altar, através do acolitato, de todas as paróquias de Teresina e ainda de cidades da forania rural da Igreja do Piauí.

Com uma programação extensa de atividades, a primeira edição do congresso esteve direcionada para a importância da missão do acólito no altar e na comunidade, como define o coordenador Padre Edvaldo Barbosa.

Segundo o sacerdote, o testemunho da experiência na missa deve ser uma continuidade na disposição aos serviços e missões da paróquia.

“O Congresso foi um momento de reforçar a temática do serviço do altar e da comunidade. Ele, o jovem acólito, é chamado, a partir do altar para disponibilizar-se para sua comunidade. Pede-se o seu serviço, seu testemunho de fé. É importante destacar, que eles são convidados a serem sal e luz, através do zelo pela missão e pela eucaristia”, descreveu.

Igor Torres, seminarista de Teologia do Seminário Sagrado Coração de Jesus, paroquiano do Santuário de Nossa Senhora da Paz, acompanhou o Congresso e afirmou que se alegra em revelar que a missão de ser acólito em sua comunidade foi um fator decisivo para que ele descobrisse a sua vocação.

“Tornei-me coroinha aos 10 anos de idade, em 2004, logo depois de fazer a Primeira Comunhão. Foi a partir desta experiência que a vocação, não só se revelou, deu sinais muito fortes, sobretudo com a proximidade da vida do altar e da vida do sacerdote. Descobri a partir o altar que Deus me chamava para ser padre”, disse.

Por sua vez, o jovem Henrique Rodrigues, da Paróquia de São Sebastião, no bairro Todos os Santos, também ressaltou sua felicidade de estar à serviço da Igreja durante as celebrações da missa, sendo esse um dos motivos que o estimula.

Henrique explicou ainda que na sua paróquia, desde a catequese, o acolitato já é apresentado à todas as crianças. “Ainda durante a catequese já temos todo aquele incentivo, onde nos mostram a alegria de ser acólito. Hoje posso dizer que o serviço do altar é a coisa que mais me deixa feliz, pois ali estou mais perto de Deus, é algo gratificante”.

O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, apoia a missão das crianças e adolescentes que se dedicam neste trabalho. “É um engajamento na comunidade que em nossa Arquidiocese tem uma resposta excelente. Há paroquianas que tem um número grande, um verdadeiro batalhão. Isto gera o gosto de pertencer a um grupo, a experiência da proximidade com os mistérios de Deus, a alegria de conhecer mais de perto a vida cristã”, acrescentou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

 
Comentários