Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Colômbia inicia Congresso Nacional da Infância Missionária com a presença de mais de mil crianças
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santa Marta – Colômbia (Sexta-feira, 01-07-2016, Gaudium Press) Desde o dia 30 de junho até o próximo domingo, 03 de julho, ocorre em Santa Marta (Colômbia), o VII Congresso Nacional da Infância Missionária (CONIAM). O evento, promovido pelas Obras Missionárias Pontifícias (OMP) da Colômbia, reunirá durante quatro dias mais de mil crianças e adolescentes em torno do tema “Missionários apaixonados, testemunhas da ternura de Deus e anunciadores de seu amor”, e o lema “Ei, você! Seja misericordioso como Jesus”, a propósito do Ano Santo da Misericórdia convocado para este 2016 pelo Papa Francisco.Colômbia inicia Congresso Nacional da Infância Missionária com a presença de mais de mil crianças.jpg

Tal como explicou Disney López Lara, Secretária Nacional de Infância e Adolescência Missionária, em uma mensagem que dirigiu por ocasião do Congresso, o objetivo do mesmo é o de “suscitar nas crianças e adolescentes missionários o desejo permanente de servir ao Senhor, cheios do Espírito de Deus, que faça brotar de seus corações uma paixão desmedida pela tarefa evangelizadora, mantendo neles a ternura do Senhor, de maneira que possam ser testemunhas da misericórdia de Deus”.

“Que São Francisco Xavier, Santa Teresinha do Menino Jesus e Santa Laura Montoya, lhes ajude a continuar com a missão que tem nesta Obra Pontifícia de ser amigos e fazer amigos para Jesus”, é o bom augúrio de López Lara com a realização deste Congresso. O Bispo de Santa Marta, Dom Luis Adriano Piedrahita Sandoval, também expressou sua alegria pelo grande número de crianças e adolescentes, procedentes de todas as Dioceses da Colômbia, que estão se encontrando neste importante evento.

As atividades foram iniciadas nesta sexta-feira, 1º de julho, no Colégio Franciscano San Luis Beltrán onde se desenvolverão palestras e cursos. Para o domingo, 03 de julho, está prevista a marcha da Infância e Adolescência Missionária que partirá da Paróquia Nossa Senhora do Carmo do Bairro de Pescadito até a Catedral, onde será a Solene Missa de Encerramento e envio missionário do Congresso.

Vários são os frutos pastorais que se buscam recolher com a realização do evento. Como se expõem na cartilha preparatória do Congresso: “a tomada de consciência e reconhecimento por parte de todos os membros do Povo de Deus do potencial missionário das crianças (…); o valor do ‘envio’ das crianças e adolescentes missionários”, já que “é um momento importante que semeia grandes inquietudes de ir aos que não conhecem a Jesus, imitação de Jesus; ajudar aos educadores -pais de família, sacerdotes, mestres, catequistas, etc- a despertar a consciência missionária, aberta à Igreja universal e adolescentes; e motivar a cooperação espiritual e econômica para as missões”.

Os Congressos Nacionais da Infância Missionária vem sendo realizados na Colômbia desde 1979. O primeiro foi celebrado em Bogotá entre os dias 05 e 06 de outubro desse ano com o tema “A missão de Jesus é também nossa”. Naquela oportunidade mais de 3 mil crianças participaram da Solene Missa presidida pelo Cardeal Aníbal Muñoz Duque, então Arcebispo de Bogotá.

O mais recente dos congressos ocorreu em julho de 2012 na cidade de Bucaramanga com a presença de centenas de crianças procedentes de mais de 50 jurisdições eclesiais da Colômbia. (GPE/EPC)

 
Comentários