Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Peregrinos da JMJ-2016 poderão venerar relíquias de Santa Maria Madalena
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cracóvia – Polônia (Quarta-feira, 06/07/2016, Gaudium Press) – Os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude terão oportunidade de venerar as relíquias de Santa Maria Madalena.

Durante alguns dias as relíquias daquela que é chamada pelos organizadores do evento como “Apóstola da Misericórdia” estarão na Polônia para a JMJ-Cracóvia 2016 e os fiéis poderão rezar diante delas e pedir a intercessão daquela que lavou os pés de Jesus.

Onde estão

As relíquias de Santa Maria Madalena estão em um escrínio que pode ser visitado em Sainte-Baume, na França.

Durante a visita à Polônia as relíquias terão uma Guarda de Honra que a custodiará durante toda a viagem. A Guarda será composta por voluntários dominicanos, jovens da Diocese de Fréjus-Toulon, que fica no sul da França.

Desde o início do Cristianismo as relíquias de Santa Maria Madalena são veneradas nesta diocese que sempre foi a guardiã delas.

Em Cracóvia, elas serão expostas para a veneração na Igreja dos Padres Franciscanos Reformados, na cidade velha. Será possível venerá-las todas as tardes da semana que antecede o último final de semana da Jornada Mundial da Juventude.

Será uma ótima ocasião para pedir a “graça da oração: para ter a experiência de Cristo no fundo do nosso coração; graça da conversão: para permitir que Deus forme nossos corações, para nos reconciliarmos com Ele, para sermos fortalecidos por Ele; graça do testemunho: para que a alegria do tesouro recebido nos dê alegria em proclamar os milagres de Deus”, comentam os organizadores dos peregrinos.

Maria Madalena em Sainte-Baume

Segundo a tradição que relata a história dos Santos da Provença, na França, pouco depois da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, Maria Madalena teria tomado um navio que navegava na direção do oeste.

Ela acabou por chegar a Saintes-Marie-de-la-Mer e, em seguida, passou um certo tempo em Marselha e ali pregou a Boa Nova do Evangelho de Jesus Criso. Em seguida Madalena seguiu o curso do rio Huveaune chegando até o maciço de Sainte-Baume.

Ali ela decidiu edificar um eremitério e nele viver em oração, intercedendo e confiando a Deus todas as pessoas que ela conheceu, por aqueles que vieram até ela, que se abrigaram junto dela e até ali foram para pedir-lhe ajuda.

Com o tempo, a gruta em Sainte-Baume tornou-se a meta de muitos peregrinos que ali vinham para rezar e pedir graças a Santa Maria Madalena. As relíquias dela que ali eram guardadas e reverenciadas foram autenticadas pelo Papa, em 1279.

Santa Maria Madalena

Santa Maria Madalena foi qualificada por Santo Tomás de Aquino como “apóstola dos apóstolos” (apostolorum apostola).

Bento XVI, em 2007, referindo-se a Ela destacou que “os Evangelhos nos informam que as mulheres, diversamente dos Doze, não abandonaram Jesus na hora da Paixão. Entre elas, sobressai em particular Madalena, que não só presenciou a Paixão, mas foi também a primeira testemunha e anunciadora do Ressuscitado”.

Festa litúrgica

Ainda há pouco dias, o Papa Francisco elevou a memória de Santa Maria Madalena a festa litúrgica, que continua sendo celebrada no dia 22 de julho.

A decisão de elevar à categoria de festa a celebração de Santa Maria Madalena servirá para refletir de maneira “mais profunda sobre a dignidade da mulher, sobre a nova evangelização e sobre a grandeza do mistério da misericórdia divina”, explicou na ocasião Dom Artur Roche, Secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. (JSG)

 
Comentários