Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Há 30 anos São João Paulo II visitava a Colômbia como “Mensageiro da Esperança”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 07/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Quinta-feira, 07-07-2016, Gaudium Press) “Venho ao vosso nobre país, amado povo da Colômbia, como Mensageiro da Evangelização, desejando que sua silhueta salvadora se projete sobre todas as latitudes desta terra bendita (…) Há muito tempo tenho o desejo de visitá-los e me sinto feliz ao ver que finalmente minha esperança se torna hoje realidade: estou no meio de vós para orar em comum, para celebrar comunitariamente nossa Fé e meditar juntos a palavra de Deus. Quero ser semeador dos ensinamentos de Jesus, da doutrina perene da Igreja, nesta cidade e nas outras cidades e lugares que, com a ajuda de Deus, me proponho visitar”, com estas palavras São João Paulo II saudava ao Povo Colombiano, durante a visita ao país sul-americano que realizou entre os dias 1 a 7 de julho de 1986.

Há 30 anos São João Paulo II visitava a Colômbia como Mensageiro da Esperança 1.jpg

Estes sete dias, nos quais o Santo Pontífice visitou vários dos rincões da Colômbia, são conhecidos como os “Sete dias brancos” pela mensagem de proximidade, amor e de paz que levou ao país o “mensageiro de esperança”.

Vários são os momentos que ficaram imortalizados no coração dos colombianos, mas um deles foi o mais significativo para muitos: a oração profunda e no silêncio do Santo diante da Cruz no município de Armero, que em novembro de 1985 ficou sepultado pelo lodo após a erupção do Vulcão Nevado del Ruiz.

Após colocar-se de joelhos na Cruz, símbolo da tragédia, João Paulo II orou comovido: “Pai celestial, de quem procede todo bem, recebe compassivo em teu seio misericordioso a tantos irmãos nossos aqui sepultados pelas forças desatadas da natureza. Conduzi-os à morada eterna que Jesus, teu Filho, preparou aos que o reconhecem como teu enviado e o servem com amor, descobrindo sua presença nos irmãos menores (…) Estes filhos teus, Pai de bondade, caíram como trigo nas entranhas da terra para germinar na ressurreição dos mortos. Eles creram e esperaram em Ti; receberam o batismo de regeneração, se nutriram com a Eucaristia, que é gérmen de imortalidade, viveram no amor com que tu premias eternamente (…)”.

Como peregrino na Colômbia, São João Paulo II realizou um sem número de atividades: se encontrou com sacerdotes, seminaristas e religiosos na Catedral Primaz; visitou ao então presidente do país, Belisario Betancur; compartilhou com os Bispos Colombianos, visitou o CELAM; se encontrou com os presos; presidiu uma Missa para os jovens no Estádio el Campin em Bogotá; visitou a Padroeira da Colômbia, Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, onde celebrou uma Missa; presidiu a celebração da Palavra em Tumaco, se encontrou com os indígenas em Popayán. Em Cali celebrou a Missa com as famílias e também se encontrou com as crianças; orou pelas vítimas do vulcão Nevado del Ruiz em Chinchiná; saudou a povoação de Pereira. Em Medellín presidiu a Missa e as ordenações sacerdotais no Aeroporto Olaya Herrera; também se encontrou com os habitantes dos bairros populares; com as religiosas e membros de Institutos seculares femininos e com os intelectuais e universitários. Após passar por Armero, dirigiu uma mensagem às autoridades em Lérida; coroou a Nossa Senhora da Candelária em Cartagena, fez um chamado a partir do túmulo de São Pedro Claver, também nesta cidade; e a partir de Barranquilla se despediu do país após encontrar-se com fiéis na Praça da Paz.

Há 30 anos São João Paulo II visitava a Colômbia como Mensageiro da Esperança 2.jpg

“Foram dias de graça que a todos nos enriqueceu. Me acompanharão sempre, na recordação e na oração, inesquecíveis momentos, lugares e pessoas que me fizeram apreciar os valores mais genuínos, humanos e cristãos da alma nobre da Colômbia (…) Sois uma nação católica. Não deixeis debilitar o orgulho legítimo nem esgotar a responsabilidade que ele entranha. Os problemas que tanto os preocupam, afrontados com clarividência, com espírito de fraternidade, com plena colaboração por parte de todos e principalmente com o olhar posto em Deus, cuja ajuda não nos faltará (…) Adiante! O Papa se vai, mas fica convosco. O Papa os conforta, os anima, quer estar ao vosso lado, quer acompanhá-los pelos difíceis caminhos que tereis que percorrer: Ânimo, povo colombiano!”, animou então São João Paulo II. (GPE/EPC)

 
Comentários