Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Navegando no mar da misericórdia”, se comemorará na Espanha Nossa Senhora do Carmo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Terça-feira, 12-07-2016, Gaudium Press) No próximo dia 16 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo, também se comemora na Espanha o ‘Dia do Marinheiro’. É tradição que para esta data, a Conferência Episcopal do país europeu, a partir do Apostolado do Mar, dirija uma mensagem aos homens e mulheres do mar. Nesta ocasião a festividade transcorrerá em união com o Ano Santo convocado pelo Papa Francisco com o tema “Mãe de misericórdia, ajuda-nos!”, e o lema “Navegando juntos no mar da misericórdia”.

Navegando no mar da misericórdia, se comemorará na Espanha Nossa Senhora do Carmo 1.jpg

“Os homens e mulheres do mar queremos experimentar em nossas vidas o maravilhoso dom da misericórdia divina da mão de nossa padroeira, Nossa Senhora do Carmo”, escreve Dom Luis Quintero Fiuza, Bispo de Tui-Vigó e Promotor do Apostolado do Mar, que acrescenta: “Estou seguro que já tens vivido o Jubileu da Misericórdia, inclusive em diversas ocasiões ao longo deste ano, mas quero convidá-los a nos preparar para vivê-lo novamente todos juntos, espiritualmente unidos, por ocasião da festa de nossa Mãe e Padroeira”.

O prelado se refere na carta às Bem-aventuranças, recordando que foi justamente na Palestina, olhando para o Mar de Tiberíades, onde Jesus disse as palavras: “Bem-aventurados os misericordiosos”, as quais, dos lábios de Jesus, “chegaram até nós através de seus primeiros discípulos, a maioria pescadores e homens e mulheres do mar”.

“Hoje, como ontem, a misericórdia é o coração da mensagem do Evangelho. Como diz o Papa Francisco, a misericórdia é o ato último e supremo com o qual Deus vem ao nosso encontro, a via que une a Deus e ao homem e que abre nosso coração à esperança de ser amados sem ter em conta o limite do nosso pecado”, acrescenta Dom Quintero Fiuza.

Olhando o tema da misericórdia, o prelado convida: “Os proponho a todos os homens e mulheres do mar a percorrer juntos com nossa padroeira a Virgem do Carmo este caminho que nos leva à misericórdia de Deus. Nosso mundo necessita experimentar o consolo da misericórdia de Deus porque nós, homens e mulheres do mar, sabemos por experiência própria que nas horas difíceis somente a misericórdia de Deus nos dá a verdadeira paz”.

O Bispo promotor do Apostolado do Mar também dirige suas orações a Deus “por todas as vítimas de tantos acidentes e naufrágios no mar, especialmente pelos que faleceram este ano”. Finalmente encomenda a todos os homens e mulheres do mar à sua padroeira implorando a Ela “sua permanente proteção”.Navegando no mar da misericórdia, se comemorará na Espanha Nossa Senhora do Carmo 2.jpg

Em união com as celebrações à Nossa Senhora do Carmo, o Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio Barrio, também dirigiu uma mensagem por ocasião do Dia do marinheiro: “Este ano se escolheu o lema ‘Navegando juntos no mar da misericórdia’, com o qual queremos expressar que na barca da Igreja estamos juntos, remamos juntos, buscando e fazendo presente ao Senhor, sendo no mundo reflexo de sua misericórdia”.

“Em vosso trabalho de cada dia encontrais não poucas dificuldades e perigos, somos conscientes de vossas angústias e sofrimentos, de vossas legítimas aspirações a um futuro melhor para vós e os vossos, e de vossas justas reivindicações. Nesse mar, queremos fazer-nos sempre presentes e fazer presente a mensagem de solidariedade e de fraternidade”, acrescenta o Arcebispo.

Ao concluir, o prelado também recorda de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira dos marinheiros: “Hoje invocamos particularmente sobre vós a proteção amorosa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos marinheiros. Ela, nas palavras de São João Paulo II é ‘a que conhece mais a fundo a misericórdia divina. Sabe seu preço e sabe quão alto é. Nesse sentido a chamamos também Mãe da Misericórdia; Virgem da Misericórdia ou Mãe da Divina Misericórdia'”.

É tradição que o ‘Dia dos Marinheiros’ na Espanha se comemore com as procissões marítimas nas cidades costeiras. Também é ocasião para recordar aos náufragos, especialmente os que perderam sua vida no último ano, assim como as pessoas do mar que se encontram em dificuldades, enfermas ou que não contam com um trabalho digno. (GPE/EPC)

 
Comentários