Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Militares peregrinam 14 mil quilômetros da Antártida até Santiago de Compostela
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santiago de Compostela – Espanha (Quarta-feira, 13-07-2016, Gaudium Press) Foram cinco meses, com um total de 14.075 quilômetros os que percorreu um grupo de peregrinos desde a Antártida até Santiago de Compostela, sendo a rota mais extensa que até a data se realizou ao túmulo do Apóstolo Santiago.

Militares peregrinam 14 mil quilômetros da Antártida até Santiago de Compostela 1.jpg

Tratam-se dos militares do Exército na Terra que gerenciam a base “Gabriel de Castilla” na Antártida, e os marinheiros do Navio de Investigação Oceonográfica “Hespérides”, da Força de Ação Marítima da Armada Espanhola, que tiveram a missão de levar até o Polo Sul o sinal que indica o caminho até a cidade compostelana.

A expedição iniciou seu caminho no dia 28 de fevereiro, data de fechamento da Base Antártida Espanhola “Gabriel de Castilla”. Cada um dos peregrinos recebeu uma credencial numerada e selada, com as quais os militares e marinheiros foram coletando selos, como qualquer outro itinerário do caminho, com uma pequena diferença: deram “etapa de Fé” dos lugares remotos como Ushuaia, na Antártida Argentina.

Estas credenciais são hoje um ícone do longo percurso concluído no dia 07 de julho. Os primeiros peregrinos desde a Antártida, que foram os encarregados de marcar o itinerário que une ao Polo Sul com a rota compostelana, doaram a flâmula do projeto em sua chegada à Catedral.

Tal como contam a partir da Federação Espanhola de Associações de Amigos do Caminho de Santiago, envolvida nesta iniciativa, o projeto de criar um itinerário desde a Antártida até Santiago de Compostela começou como um gracejo durante uma reunião entre membros da federação em princípio de 2015; um dos membros comentou brincando que nem todos os territórios espanhóis estavam incluídos e que faltavam as bases militares da Antártida.

Em novembro passado, o Navio “Hespérides” partiu rumo ao Polo Sul. Em seu interior viajava uma expedição científica e militar destinada a novas bases, e também os novos selos do caminho, as bandeiras e os cartazes para as sinalizações.

Militares peregrinam 14 mil quilômetros da Antártida até Santiago de Compostela 2.jpg

“É uma honra ter a responsabilidade de custodiar e transportar estes objetos jacobinos”, expressou na ocasião o Comandante do “Hespérides”, Julio Albaladejo.

Os peregrinos combinaram trajetos em barco com paradas em alguns portos e também em igrejas relevantes do Caminho. O percurso fora da Espanha culminou em Cartagena em abril passado. As últimas etapas foram realizadas a pé.

Os amigos do Caminho de Santiago já tem prontas novas credenciais para os marinheiros e militares que estejam interessados em realizar novamente a extensa peregrinação. Para isso a Federação Espanhola de Associações do Caminho de Santiago editou somente 250 exemplares das credenciais. (GPE/EPC)

 
Comentários