Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


A JMJ vai ensinar: não é preciso fugir é belo viver o dom da alegria cristã onde nascemos e conhecemos Jesus, diz Bispo do Iraque
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bagdá – Iraque (Quarta-feira, 13/07/2016, Gaudium Press) – O Bispo caldeu Dom Basel Salim Yaldo, que acompanhará os jovens iraquianos durante a Jornada Mundial da Juventude – 2016, a ser realizada em Cracóvia, na Polônia, afirmou que a Jornada “Será um momento importante para todos nós, para sermos confirmados na fé e na comunhão com toda a Igreja de Cristo”.

news_jmj_cracovia_2016.jpg

Dom Basel, juntamente com Arcebispo Bashar Warda, da Arquidiocese caldeia de Irbil e mais dez jovens sacerdotes e sete freiras, acompanhará os mais de 200 jovens cristãos iraquianos que, de todas as dioceses do país, irão participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), programada para Cracóvia e com início neste final de julho.

Os peregrinos do Iraque pertencem, em boa parte, às dioceses de Bagdá, Kirkuk e Irbil. Entre eles estão também alguns jovens que vivem como refugiados na capital da região autônoma do Curdistão iraquiano. Eles foram obrigados a abandonar com suas famílias os vilarejos em que viviam na Planície de Nínive.

Os jovens iraquianos se prepararam para a JMJ de Cracóvia com alguns encontros comunitários e, em 19 de julho, antes de partir para a Polônia, viverão juntos uma jornada de oração, cantos e celebrações sacramentais marcados pelo Jubileu da Misericórdia.

Em Cracóvia, no contexto da Jornada, durante a Via-Sacra a ser rezada, alguns dos jovens iraquianos poderão rezar diante do Papa Francisco o Pai-Nosso em aramaico, a língua que Jesus usava.

Dom Basel Yaldo comentando o fato recorda que “Celebrando aquela prática (da Via Sacra), com a qual a Igreja revive a Paixão de Cristo, olharemos também para os sofrimentos do nosso país à luz dos sofrimentos de Jesus”. Naqueles dias, recordou o prelado, os jovens e as jovens iraquianos falarão de suas próprias experiências com os jovens provenientes de todas as partes do mundo.

Encontro Nacional

Dom Basel informou que, regressando da JMJ-2016, será realizado um encontro nacional no Iraque, quando os jovens participantes da Jornada da Polônia terão oportunidade de fazer um relato de suas experiências no âmbito do encontro mundial, vividas pelos jovens entre si e com o Papa.

“Assim, poderemos todos comprovar que se pode viver a esperança cristã e a comunhão alegre com toda a Igreja, inclusive nas condições difíceis em que vivemos atualmente. Assim, nos daremos conta de que não é preciso fugir, emigrar e que é belo poder viver o dom da alegria cristã nos lugares onde nascemos e onde encontramos Jesus, ouvindo o anúncio do Evangelho”. (JSG)

 
Comentários