Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Projeto para desminar localidade do Batismo de Jesus busca doadores
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Quinta-feira, 14-07-2016, Gaudium Press) O projeto para desminar a zona de Qaser al-Yahud, onde se encontra o lugar do Bautismo de Jesus, busca o apoio de doadores para chegar à sua meta. A autorização concedida à organização escocesa HALO Trust por parte das autoridades israelenses é o primeiro passo para poder iniciar as atividades, que terão um custo de uns quatro milhões de dólares.

Projeto para desminar localidade do Batismo de Jesus busca doadores.jpg

“HALO trust desminou a parte ocidental (do Jordão) durante dois anos, durante os quais construímos pontes sobre divisões culturais, religiosas e políticas”, expressou o diretor de HALO Trust, James Cowan. “É minha crença de que limpar este icônico lugar de minas beneficiará toda a humanidade nos séculos que virão”.

Na atualidade, os peregrinos que visitam o lugar do Batismo de Cristo na Jordânia ou se aproximam do Rio Jordão a partir do território israelense devem seguir estritamente os caminhos delimitados pelo constante perigo das minas antipessoais instaladas em todo o terreno circundante. “Os franciscanos têm uma longa tradição de culto em Qaser al-Yahud, especialmente na Festa da Epifania”, indicou o Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, Padre Pierbattista Pizzaballa, anterior Custódio da Terra Santa. “Enquanto continuamos fazendo-o hoje, nosso acesso foi limitado devido ao legado mortal das minas. Esperamos o dia em que, graças ao HALO, possamos celebrar o Sacramento do Batismo de Cristo com segurança”.

HALO Trust é uma organização humanitária dedicada à retirada de minas antipessoais e outros explosivos que ameaçam comunidades civis em todo o mundo. Após ter iniciado suas atividades no Afeganistão em 1988, trabalha atualmente em 19 países, retirando minas, capacitando aos habitantes (especialmente as crianças) sobre os riscos dos explosivos e munições abandonadas e apoiando os trabalhos de desarmamento de material bélico de maneira segura. (GPE/EPC)

 
Comentários