Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bolívia celebrou o I Congresso Internacional de Educação Católica
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cochabamba – Bolívia (Quinta-feira, 14-07-2016, Gaudium Press) Com a participação de 800 pessoas a Arquidiocese de Cochabamba foi recentemente sede do I Congresso Internacional de Educação Católica para o século XXI. Organizado pela Associação Boliviana de Educação Católica (ABEC), com a colaboração da Comunidade Educativa da Igreja Local (CEIL), o evento teve por objetivo refletir sobre o papel da Escola Católica hoje na Bolívia e América Latina a partir de diversas propostas educativas eclesiais.

Bolívia celebrou o I Congresso Internacional de Educação Católica 1.jpg

O Congresso Internacional, que ocorreu entre os dias 1 e 3 de julho no Colégio Alemão Santa Maria, foi inaugurado com uma Missa presidida por Dom Jesús Juárez, SDB, Arcebispo de Sucre; e concelebrada por Dom Fernando Bascopé, SDB, Bispo Castrense da Bolívia.

Durante a homilia o prelado recordou que “sem Jesus na construção, em vão labutam os trabalhadores”, chamando os participantes à encontrarem-se com Jesus e a ensinar aos estudantes através do testemunho.

“O pensamento do Papa Francisco na educação”, foi o tema da conferência inaugural que ofereceu o Padre Ademar Ventura, O.P. Durante sua intervenção, o sacerdote -recordando palavras do Santo Padre- falou da necessidade de fortalecer três valores: educação, esporte e cultura; e disse que a escola deve ser a ponte educativa que deve harmonizar a humanidade com a sociedade.

Também se referiu às qualidades que deve ter um docente católico: competente, qualificado, rico em humanidade, capaz de estar em meio aos jovens com estilo pedagógico, capaz de promover o crescimento humano e espiritual dos jovens, capaz de oferecer qualidade no ensinamento, capaz de enunciar e testemunhar os valores cristãos e ser coerente.

Por outro lado, a Irmã Sor Alba Arreaga, Secretária-Geral da Confederação Interamericana de Educação Católica, foi encarregada de guiar a conferência “Futuro da Educação Católica na América Latina”. Durante sua intervenção, a religiosa insistiu no compromisso de criar centros educativos de qualidade, os quais devem buscar o desenvolvimento pessoal e integral de todos; uma qualidade que esteja marcada em uma clara identidade cristã que envolve ao conjunto da comunidade educativa.

“O currículo na escola católica”, “O papel dos diretores e do educador católico”, “O papel dos pais de família na escola católica”, e “Orientações de nossa pastoral educativa”, foram os outros temas que serão abordados durante o Congresso, os quais foram aprofundados por Dom Oscar Pérez, à Irmã Maria Antonieta Garcia e Dom Rómulo Pérez, respectivamente.

Bolívia celebrou o I Congresso Internacional de Educação Católica 2.jpg

O Congresso foi encerrado no dia 03 de julho com uma Missa na Catedral Metropolitana presidida por Dom Oscar Aparicio, Arcebispo de Cochabamba. Na homilia o prelado convidou os fiéis, especialmente aos participantes do Congresso, a serem discípulos missionários, recordando-lhes que o trabalho de um mestre não deve ser somente técnico, mas deve converter-se em portador da Boa Nova de Jesus, da verdade. Sobre isto, acrescentou: “somos apóstolos, educadores, discípulos, evangelizadores e missionários”, que são as características que devem ter os educadores católicos.

“Educadores missionários evangelizadores, alegrem-se porque seus nomes estão escritos nos céus”, complementou. (GPE/EPC)

 
Comentários