Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Episcopado Colombiano promove curso virtual de Evangelização e Novas Tecnologias
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Quinta-feira, 14-07-2016, Gaudium Press) Com o objetivo de oferecer elementos formativos para o uso da comunicação e das novas tecnologias da informação na Evangelização, a Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), a partir dos Departamentos de Comunicação Social e de Vida Consagrada e Ministérios Ordenados, realiza desde agosto o curso virtual “Comunicação e TIC’s da informação na Nova Evangelização”.

Episcopado Colombiano promove curso virtual de Evangelização e Novas Tecnologias.jpg

Dirigido a sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e leigos cujo trabalho pastoral envolve os meios de comunicação ou as novas tecnologias, o curso oferece diversos pressupostos teóricos sobre a comunicação como fenômeno humano, contribuições críticas sobre o uso dos meios de comunicação, estuda as contribuições oferecidas pelo Magistério da Igreja sobre a importância do uso dos meios de comunicação social na vida dos ministros consagrados, e capacita no adequado uso das tecnologias da informação para a Nova Evangelização.

O programa, que começará no próximo dia 1º de agosto e se estenderá até o dia 13 de novembro, será oferecido a partir de uma plataforma virtual e terá uma duração de 48 horas distribuídas em 12 semanas com uma intensidade de duas horas semanais. Se desenvolverá através de cursos virtuais, leituras formativas, encontros pessoais e fóruns de discussão.

O plano de estudos compreende os seguintes três núcleos formativos: “Da comunicação à comunhão”, “Comunicação e cultura digital”, e “A comunicação e as RIC para a Evangelização”. Nos quais aprofundará em áreas como teologia da comunicação, a ética da comunicação, os meios de comunicação massiva, a comunicação no continente digital, narrativas digitais, Evangelho e Social Media, escrever na web e em outros meios, e ferramentas digitais, entre outros.

O programa acadêmico responde ao desejo dos Bispos colombianos de oferecer programas de capacitação que enfrentem as necessidades de comunicar o Evangelho de maneira mais efetiva, como destacou o Papa Francisco na Mensagem para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais de 2014, que teve como tema “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”: “A comunicação contribui para dar forma à vocação missionária de toda a Igreja; e as redes sociais são hoje um dos lugares onde viver esta vocação redescobrindo a beleza da Fé, a beleza do encontro com Cristo. Também no contexto da comunicação serve uma Igreja que leve calor e acenda os corações”.

Além disso, oferece uma opção para as casas de formação sacerdotal, religiosa e missionária que hoje tem maior presença na cultura digital.

Ao concluir o curso, os estudantes desenvolverão competências no uso da comunicação dentro da Pastoral, poderão liderar estratégias e processos de comunicação através de ferramentas comunicativas em suas jurisdições eclesiais, e dar maior reconhecimento às TIC como instrumentos de comunicação para a Evangelização.

As inscrições estarão abertas até o dia 15 de julho, diligenciando um formulário a partir do website do curso virtual (http://comunicacionespec.wix.com/comticeva). (GPE/EPC)

 
Comentários