Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Jornada de História e História da Arte Sacra quer atrair diversos católicos ao Rio
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 14-07-2016, Gaudium Press) A primeira edição da Jornada de História e História da Arte Sacra vai acontecer no Rio de Janeiro. A Faculdade de São Bento será o local que abrigará o evento, a ser realizado entre os dias 14 e 15 de julho.

Gaudium Press.jpg

Durante este período, serão apresentadas pesquisas feitas por convidados e alunos de Pós-Graduação de História Antiga e Medieval (Religião e Cultura) e História da Arte Sacra.

Os trabalhos vão ser abordados em mesas de estudo, debates e palestras, com a presença de professores doutores e mestres nas disciplinas em questão como mediadores.

Segundo o professor doutor em História da Arte Sacra, Marcus Tadeu, “o patrimônio cultural brasileiro só pode ser de fato preservado se for antes conhecido, e conhecido de uma forma não cumulativa, mas crítica”.

Organizado pelos professores Alfredo Cruz e Janayna Ayres, o evento foi motivado pelo desejo de expor seus trabalhos para a sociedade, bem como abrir espaço para novos estudos e debates em alto nível acerca dos temas abordados.

Com base na relevância dos estudos sobre temas atuais como a tolerância e intolerância religiosa, o encontro não apenas abordará esse assunto como também a gestão dos patrimônios culturais, relação do cristianismo e a arte, e de modo geral, a relação da religião com a sociedade.

“O nosso curso é uma proposta de reflexão sobre a arte sacra, tanto na Europa quanto no Brasil, mas evidentemente com ênfase ao caso brasileiro”, explicou o professor Marcus Tadeu.

A Jornada de História e História da Arte Sacra terá início às 9h. Para se inscrever gratuitamente, o interessado deve se dirigir ao local ou encaminhar previamente uma mensagem via email para jornadasdehistoriafsb@gmail.com.

Serão emitidos certificados aos que solicitarem, participando de um dia completo de atividades no mínimo.

“Todos os que quiserem assistir as falas e participar dos debates serão muito bem-vindos!”, convidou o professor mestre de História Antiga e Medieval, Alfredo Cruz. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

 
Comentários