Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“O escapulário é um sinal de proteção”, recordam as Carmelitas Descalças de Bogotá
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Sexta-feira, 15-07-2016, Gaudium Press) No próximo dia 16 de julho se comemora a festividade de Nossa Senhora do Carmo. Unida a esta celebração está a devoção ao Escapulário. Para conhecer mais de perto a origem desta devoção, relacionada também com a Ordem do Carmelo, a Oficina Arquidiocesana de Comunicações da Arquidiocese de Bogotá visitou o Convento das Carmelitas Descalças da capital colombiana.

O escapulário é um sinal de proteção,recordam as Carmelitas Descalças de Bogotá 1.jpg

Quatro das religiosas compartilharam sua experiência no Carmelo e o significado que tem para elas a devoção ao Escapulário.

“O escapulário é um sinal de proteção (…) Houve um momento que havia perigo de que a Ordem não fosse reconhecida pelo Papa. E o Geral da Ordem na época, São Simão Stock, recebeu como presente de Nossa Senhora o Escapulário, como uma mostra de que a Ordem seguiria a diante”, explicou a Irmã Fátima de Jesus, Carmelita Descalça, sobre a origem da devoção.

Disse também que o hábito que utilizam tem o escapulário, e o que comumente levam os fiéis, simula justamente o que elas utilizam. “Nosso hábito tem o escapulário. E esta é uma pequena veste que simula o que nós usamos, porque muitos leigos se aproximaram das espiritualidades, não somente do Carmelo, mas de outras ordens. E então participavam utilizando o escapulário”, comentou.

À Colômbia a devoção chegou com a primeira comunidade do Carmelo Descalço de Bogotá, cuja casa se localizou no bairro La Candelaria. Dali se expandiu à outras cidades do país. “Nós por toda a vida trabalhamos no bordado e costura desta veste”, acrescentou.

Esta elaboração do Escapulário se faz em constante oração, como comentou a Irmã Socorro do Santíssimo Sacramento: “A elaboração dos Escapulários o fazemos em oração, porque sempre estamos trabalhando em oração pelas pessoas que vão levar o escapulário, para que elas sintam a proteção maternal de Maria, e sempre encomendando os sábados, de maneira especial, aos que levam o escapulário”.O escapulário é um sinal de proteção,recordam as Carmelitas Descalças de Bogotá 2.jpg

“O importante é que a pessoa sinta que é uma proteção da Santíssima Virgem, e que onde esteja com o escapulário, recordem sua presença”, acrescentou a Irmã Lucila Maria de la Cruz.

Sobre isto também se referiu a Madre Marcia de la Trinidad: “O mais importante é o compromisso da pessoa, porque não é algo mágico (…) pedindo-lhe a Ela sua proteção para que nossa vida cristã seja autêntica”.

Precisamente a promessa que deixou Nossa Senhora aos que levarem com Devoção o Escapulário, conhecida como “Promessa Sabatina”, é que Ela o preservará do inferno.

Foi a Virgem no dia 15 de julho de 1251 quem apareceu a São Simão Stock, Geral da Ordem Carmelitana. Dizem que se apresentou circundada de anjos entregando-lhe como veste de seu amor de Mãe o Santo Escapulário, prometendo-lhe sua proteção e assegurando que os que morressem revestidos com ele não se condenariam. “O que morrer com o Escapulário não padecerá o fogo do inferno”, foram as palavras de Nossa Senhora.

Concluindo a entrevista, a Irmã Fátima de Jesus, dirigiu uma mensagem por ocasião da festa de Nossa Senhora do Carmo: “Ela -a Virgem- está presente, Ela é nossa Mãe, nossa irmã, nossa amiga, Ela nos protege, Ela nos cobre sob seu manto. Isso acreditamos, isso nos faz felizes. E levar seu escapulário nos recorda em cada momento de nossa vida. Assim aproveitemos esta oportunidade de ter a Maria perto, conosco, que nos leve pelas mãos, que nos leve a Jesus. Porque isso é o que Ela faz: Ela é a beleza, Ela é a flor, Ela é o encanto, Ela é a rainha do Carmelo (…)”. (GPE/EPC)

 
Comentários