Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Roma celebrará o Jubileu das Universidades com o tema “Conhecimento e Misericórdia”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/07/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Quarta-feira, 20-07-2016, Gaudium Press) Em meio ao XIII Simpósio Internacional dos docentes universitários e por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, de 07 à 11 de setembro se realizará em Roma o Jubileu das Universidades. O tema do evento, que contará com a presença das universidades, os centros de investigação e as instituições de formação artística e cultural, será “conhecimento e misericórdia”.

Roma celebrará o Jubileu das Universidades com o tema ?Conhecimento e Misericórdia?.jpg

Organizado pela Oficina de Pastoral Universitária do Vicariato de Roma em união com a Congregação para a Educação Católica, o jubileu busca expressar a preocupação e interesse de toda a Igreja pelo mundo universitário, manifesto no Magistério do Papa São João Paulo II, especificamente no documento “Presença da Igreja na Universidade e na Cultura Universitária” de 1994.

“A Universidade e, de modo mais amplo, a cultura universitária constituem uma realidade de importância decisiva. Em seu âmbito se jogam questões vitais, profundas transformações culturais, de consequências desconcertantes, suscitam novos desafios. A Igreja não pode deixar de considerá-los em sua missão de anunciar o Evangelho”, escreve o Pontífice ao iniciar o documento.

A cerimônia inaugural do Jubileu das Universidades será às 15h do dia 07 de setembro com um evento que ocorrerá na Aula Magna da Pontifícia Universidade Lateranense. Este mesmo dia, às 19h será a solene celebração das vésperas na Basílica de São João de Latrão.

No dia 08 de setembro estará marcado o Encontro Mundial de Reitores que se desenvolverá a partir das 09h até as 18h na Universidade dos Estudos de Roma com o tema “Por um novo desenvolvimento global: a terceira missão da Universidade”. A jornada transcorrerá com sessões paralelas de trabalho com temas diversos, entre eles: “Bioética e misericórdia no diálogo intercultural”, “Conhecimento e misericórdia: a sustentabilidade”, “Representação da Misericórdia”, “O Jubileu na História”, “A Misericórdia transforma o mundo: Cristianismo e sociedade” e “O Rosto misericordioso do Pai”, entre outros, que ocorrerão em diferentes instituições universitárias romanas.

Nos dias 07 e 08 de setembro será o Congresso Extraordinário para o Ano da Mobilidade com vários encontros na Pontifícia Universidade Lateranense e a Universidade dos Estudos Romanos.

Na sexta-feira, 09 de setembro, será a celebração oficial do Jubileu da Misericórdia das Universidades e dos Centros de Investigação, que estará marcado pela passagem pela Porta Santa e a Celebração Eucarística que ocorrerá a partir das 16h30 na Basílica Papal de São João de Latrão.

Para o dia 10 de setembro está prevista uma Audiência com o Papa Francisco na Praça de São Pedro, e um evento artístico e cultural no Teatro Eliseu de Roma. O encerramento do Jubileu será no dia 11 com uma visita guiada na cidade de Roma. (GPE/EPC)

 
Comentários