Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Livro publicado na Argentina exalta o silêncio para escutar a Deus
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/08/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Buenos Aires – Argentina (Quarta-feira, 03-08-2016, Gaudium Press) O silêncio é muito mais que simplesmente não pronunciar palavras e por este motivo o livro “Habitar o Silêncio” do sacerdote marianista Padre Luis Casalá, destacado pela agência argentina AICA, propõem um desafio aos habitantes de um mundo cada vez mais ruidoso e agitado. “Creio que o silêncio não é tanto um problema de dominar a língua, mas o de aguçar o ouvido”, afirmou o Padre Mamerto Menapace na apresentação do texto. “Não se trata tanto de calar-se, quanto de escutar”.Livro publicado na Argentina exalta o silêncio para escutar a Deus.jpg

O autor de “Habitar o Silêncio” propõem um itinerário por cinco silêncios, alguns muito pouco praticados: “Silêncio da palavra, silêncio dos gestos, silêncio da mente, silêncio da imaginação e silêncio do coração. Este exercício busca recuperar a atenção sobre a dimensão espiritual do ser humano e evitar os ruídos, distrações e culto à aparência.

O Padre Casalá recorda por exemplo, que o máximo poder da palavra se manifesta nos sacramentos e que a meta da vida cristã não é o silêncio, mas o amor. O silêncio dos gestos está referido à importância da linguagem corporal e a “evangelização do corpo”, um desafio necessário para a santidade, que inclui a realidade corpórea da pessoa.

Em um plano interior, o sacerdote identifica o silêncio da mente, que se relaciona com as palavras que nós dissemos, as recordações, as histórias, entre outros, assim como o silêncio da imaginação, que corresponde a uma forma primitiva anterior inclusive ao pensamento. Finalmente o silêncio do coração se concentra no amor como o centro da vida humana e uma escuta de radical importância.

O Padre Luis Casalá é sacerdote da Companhia de Maria e foi Superior Maior na Argentina e Mestre do Noviciado Latino-americano. (GPE/EPC)

 
Comentários