Notícias


Notícias


Reprodução em tamanho real do rosto de Santa Rosa de Lima é apresentada no Peru
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 05/08/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Lima – Peru (Sexta-feira, 05-08-2016, Gaudium Press) Por estes dias a sala capitular do Museu do Convento da Basílica do Santo Rosário no Peru conta com uma convidada especial: Santa Rosa de Lima. A primeira santa canonizada e padroeira do país Latino-americano, do Novo Mundo e das Filipinas foi trazida à vida graças às novas tecnologias e a arte.Reprodução em tamanho real do rosto de Santa Rosa de Lima é apresentada no Peru.jpg

O rosto da santa peruana, que foi reproduzido em 3D há um ano por Ebrafol, uma equipe de antropologia forense do Brasil, foi apresentado no dia 21 de julho em tamanho real por Cicero Moraes, desenhista 3D e especialista em reconstrução facial digital, que reproduziu virtualmente o rosto em agosto de 2015. Ele e sua equipe, com a colaboração da artista plástica brasileira Maria Bueno, trouxe à realidade o rosto da padroeira do Novo Mundo.

“A artista foi a responsável pela reprodução em 3D de Santo Antônio de Pádua, apresentado em 2014 na Itália. Ela utiliza a técnica da pintura a óleo, que cobre a superfície impressa com várias capas de pintura, até que o rosto tenha uma aparência real, sem perder o aspecto artístico”, comentou Moraes em um vídeo, no qual ainda acrescentou que o objetivo do projeto foi criar um busto como o de Paulina do Coração Agonizante de Jesus, uma santa brasileira de origem italiana, cujo rosto foi reconstruído por sua equipe.

A imagem de Rosa de Lima conta com sessenta centímetros de altura, foi elaborada em gesso resinado e pintado pela artista plástica.

Mas Rosa não chegou sozinha, já que no dia 24 de julho também foi apresentada a imagem de Ana de los Ángeles Monteagudo, a primeira beata peruana e da América, cuja reprodução chegou em tamanho real ao Convento de Santa Catarina de Siena em Arequipa, onde estará permanentemente para a veneração dos fiéis.

O rostro é a imagem que tinha a religiosa quando contava com 40 anos de idade, segundo revelou a ciência em seu estudo forense e as novas tecnologias em sua reprodução virtual, que elaborou também o grupo científico brasileiro. O busto em tamanho real da beata foi entregue como doação ao mosteiro arequipenho onde a beata ganhou sua fama de santidade.

A representação destes rostos fazem parte do projeto de reprodução facial dos santos peruanos que colocou em marcha a equipe de antropologia forense brasileira, com a autorização da Ordem dos Pregadores. Além de Santa Rosa de Lima e a Beata Sor Ana de los Ángeles, a iniciativa compreende a reprodução em 3D de São Martín de Porres e São João Macias. Trabalho que contou com o apoio da Universidade de São Martín de Porres.

Cicero Moraes, junto com o odontólogo forense Pul Miamoto, foi quem em 2014, a pedido da Universidade de Pádua, reconstruiu o rosto de Santo Antônio. Após esta reprodução, os cientistas continuaram com os rostos de Santa Maria Madalena e Santa Paulina, primeira brasileira a ser canonizada.

Com Santa Rosa de Lima, o cientista rendeu uma homenagem à Santa que dentro de um ano, em 2017, cumprirá quatro séculos de sua partida ao céu. (GPE/EPC)

 
Comentários