Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Solenidade da Padroeira de Curitiba será celebrada em setembro
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/08/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Curitiba – Paraná (Sexta-feira, 19-08-2016, Gaudium Press) A Padroeira da Arquidiocese de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, será celebrada pelos fiéis paranaenses no mês de setembro. No próximo dia 5, haverá o tríduo preparatório que vai até o dia 7. Por sua vez, a solenidade à Virgem Santíssima acontece no dia 8.

Gaudium Press.jpg

Ao longo da programação festiva, diversas atividades religiosas devem ocorrer. Até o momento, estão previstas missas, oração do terço e procissão à Catedral Basílica, assim como a tradicional celebração com coroação da Imagem da Padroeira e a consagração da Arquidiocese à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, divididos entre a Catedral e o Santuário.

Além disso, o mês de agosto será uma oportunidade para as comemorações do aniversário da Catedral de Curitiba, inaugurada em 7 de setembro de 1893.

De acordo com Gabriel Antônio Forgati, graduando em História pela Universidade Federal do Paraná e arquivista da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a literatura indica que a Catedral é vista como a “mãe” das outras igrejas da diocese, bem como uma dupla representação, sendo a do templo que se constrói dentro dos fiéis, e como imagem da Igreja visível de Cristo.

“Quando inaugurada, a Catedral ainda se chamava ‘Matriz de Curitiba’, pois ela é a sede do bispo, e na época Curitiba ainda não era diocese instalada, apenas criada. Passou a se chamar ‘Catedral’, de fato, com a posse do primeiro Bispo, Dom José de Camargo Barros, em 30 de setembro de 1894, que instalou, enfim, a Diocese”, explicou Forgati. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Curitiba

 
Comentários