Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cardeal Cipriani recorda as obrigações do sacerdócio em ordenação de ministros
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/08/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Lima – Peru (Terça-feira, 23-08-2016, Gaudium Press) Na ordenação dos Padres Luis Fernando Gonzales Castillo e Gustavo Adolfo Zamudio Morales e dos Diáconos Jan Thomas Lozano Trelles e Alfonso Julián Chircca, o Cardeal Arcebispo de Lima, Dom Juan Luis Cipriani Thorne, recordou alguns pontos da teologia do sacerdócio, e apresentou aos ordenandos as altas obrigações que essas dignidades comportam.

Cardeal Cipriani recorda as obrigações do sacerdócio em ordenação de ministros.jpg

“Lhes peço essa disponibilidade, ter as 24 horas do dia para servir aos demais, para amar a Deus para atender a esses fiéis, para dar-lhes o pão, a palavra, os ensinamentos da Igreja. Nos diz São Paulo que esses encargos os recebemos pela misericórdia de Deus, não são melhores, nem piores mas o sacerdote e o diácono terão que dar conta da misericórdia de Deus”, expressou o purpurado aos novos diáconos e sacerdotes da Arquidiocese de Lima, no sábado, 20 de agosto, na Catedral Primaz.

O Arcebispo de Lima pediu aos novos ordenados a serem fiéis ao chamado que Deus lhes têm feito exercitando essa proximidade com Deus.

“Queridos diáconos e queridos futuros sacerdotes: temos que exercitarmos constantemente em ter essa proximidade com Deus, devemos a cada dia ter um plano ordenado para rezar, para meditar a palavra de Deus, para rezar o Ofício Divino, para que dessa maneira vá sendo mais familiar essa intimidade, com esse Cristo que me une dessa maneira tão impressionante à sua missão”.

Pobres e obedientes

Além disso, o Cardeal Juan Luis pediu aos novos ordenados para que vivam a pobreza e a obediência ao Bispo deixando-se ajudar por aquele que os chamou.

“Lhes pediu de maneira especial, temos que viver bem a pobreza, não podemos nos apegar ao dinheiro, nem a comodidade, temos que ser pobres e ajudar as pessoas pobres. Na liturgia cuidamos, como aqui na catedral, da casa de Deus, bonita, limpa mas nós em nossa vida pessoal, pobres, sem apegar-se, sem buscar o dinheiro, sem buscar a comodidade vendo a esses lugares onde as pessoas nos esperam, pobreza, coração limpo e apaixonado por Jesus para que dessa maneira possamos levar esse amor a um mundo frio, a uns jovens que buscam e querem encontrar essa luz, esse calor do coração do sacerdote”.

“A obediência, porque somos um corpo e o corpo deve obedecer a cabeça, obediência pronta e alegre ao Bispo, não somente obediência, amor, carinho, proximidade, é assim como cresce a Igreja, que tenhamos um particular amor aos enfermos, a comprometer-se em todas essas causas nas quais há que semear a paz no coração, e a paz social. Consolar aos aflitos, semear esperança entre os jovens. Por isso nessa parte humana do caráter, há que acalmar o caráter, nessa parte humana a humildade, somos diferentes mas temos que fazer tudo para todos, deixar-se ajudar, dar bom exemplo”.

Gritar ao mundo a realeza de Cristo

Mais adiante, o Arcebispo de Lima aproveitou a presença dos sacerdotes que concelebraram a Missa para recordar-lhes a missão que tem em meio de um mundo que se esquece de Deus.

“Queridos irmãos sacerdotes que boa ocasião para dar-nos conta que somos pessoas sagradas, uma condição que se tem que refletir em nosso modo de falar, de vestir, na boa educação, no respeito, no cuidado, este é o grande desafio da época, [que o povo] veja em seus sacerdotes a Cristo. Esta é a luz que hoje a Igreja nos pede aos sacerdotes, iluminem, sejam luz. Não sejam dúvida, sejam certeza. Não tenham medo, sejam fortes e derramem esse amor de Deus, é um desafio muito grande. Por isso nos diz São Paulo essa força tão extraordinária é de Deus. Tudo isto o repito, se nestes tempos não repetimos muito, Deus está conosco, Cristo está presente na Eucaristia, Jesus perdoa no sacramento da confissão, Jesus está ao nosso lado, a Igreja é corpo de Cristo, Cristo vive, temos que repetir muitas vezes diante dessa onda de secularismo, de pensar com essa superficialidade”.

Finalmente o Cardeal Juan Luis entregou à Santíssima Virgem Maria a vocação destes 4 jovens e agradeceu aos familiares a formação que deram aos seus filhos. (GPE/EPC)

 
Comentários