Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Programa promovido no Canadá apresenta a música sacra para crianças
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/08/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Ontário – Canadá (Quarta-feira, 24-08-2016, Gaudium Press) A “Sacred Music Society” (Sociedade de Música Sacra) do Canadá desenvolve um chamativo programa chamado “Sparrows Children’s Choir” (Coro dos Meninos Pardais) que introduz os meninos na música sacra nas escolas com notáveis resultados artísticos mas também outros benefícios inesperados em seu desenvolvimento físico e espiritual. “Esta nobre música deixa uma marca indelével na alma”, afirmou o maestro Uwe Lieflander, fundador da Sociedade, em diálogo com ‘The Catholic Register’.

“É surpreendente observar as grandes e profundas mudanças que ocorrem com esta música em níveis fisiológicos, psicológicos e espirituais”, explicou o maestro. “Como resultado de escutar esta música, milhões de novas conexões neuronais se formam. Aquilo se transforma no nível mais fundamental. Certamente passa comigo, uma vez ou outra, com cada ensaio, cada concerto ou celebração”.

O programa é oferecido às escolas como um programa de extensão dos estudos de música existentes e relaciona aos meninos com um amplo repertório de música sacra que permite a eles descobrir conceitos como a Nobreza e a Beleza e ter contato com o “mistério” e a “diferença inexplicável” mas patente entre as obras mestras e a música comum. O maestro assegurou que “suas vidas (dos meninos) são postas em uma pista diferente justo aqui, a terna idade de três anos ou quando se encontrem com os pardais”.

Para a ex-diretora da Escola Primária dos Mártires Canadenses em Oshawa, Ontário, Mary Lou Elliott, o coro de meninos marcou uma diferença. “Estes estudantes vieram de lares que não eram capazes de financiar um programa extracurricular”, explicou. “Passaram de saber absolutamente nada sobre música a serem capazes de identificar a Beethoven e Handel. Passaram de zero a 100 neste curso. É absolutamente fenomenal ao que estes meninos foram expostos e o que aprenderam”.

Caroline Gainey, da Paróquia da Imaculada Conceição em Port Perry, pode sentir a mudança em sua própria família com três filhos envolvidos no programa. “Certamente trouxe mais alegria a minha própria casa”, relatou. “Eles desenvolveram uma apreciação pela música sacra e trouxe para eles uma real reverência pela Eucaristia. A música é tão bela que eles sabem que tudo o que estão fazendo é para a glória de Deus”. (GPE/EPC)

 
Comentários