Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Congresso Mariológico é realizado na Espanha
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/08/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Córdoba – Espanha (Quinta-feira, 25-08-2016, Gaudium Press) Desde o dia 22 até o dia 26 de agosto, ocorre na Diocese de Córdoba, Espanha, a LXVI Semana de Estudos Marianos e Congresso Mariológico “Maria Santíssima, Mãe de Misericórdia”, que organiza a Sociedade Mariológica Espanhola. As jornadas de trabalho, que contam com a presença de Dom Demetrio Fernández, Bispo de Córdoba, se desenvolvem na Casa Sacerdotal “São João de Ávila”.Congresso Mariológico é realizado na Espanha 1.jpg

O Congresso, oficialmente aberto na manhã do dia 23, com a saudação do Presidente da Sociedade Mariológica Espanhola, Antonio Aranda, vem sendo desenvolvida há seis sessões de trabalho em torno dos temas: A revelação de Deus misericordioso, A misericórdia divina na tradição patrística e na liturgia, Maria proclama a misericórdia na literatura espiritual e Devoção popular à Mãe da Misericórdia.

As primeiras quatro sessões ocorreram entre os dias 23 e 24 de agosto com as conferências: “A misericórdia de Deus no Antigo Testamento”, “A misericórdia de Deus no Novo Testamento”, “Maria, Mãe de misericórdia e ternura nos Santos Padres”, “Maria, Mãe de misericórdia, nas antífonas marianas da Liturgia romana”, “Sua misericórdia se derrama de geração em geração”, “A misericórdia divina nas aparições marianas”, “A dimensão mariana da misericórdia no Concílio Vaticano II e em Paulo VI” e “Maria e a Misericórdia. Magistério de João Paulo II, Bento XVI e Francisco”.

“Maria, Mãe de misericórdia na experiência e na literatura mística e espiritual”, “Maria, Mãe de misericórdia, em São João de Ávila”, “A misericórdia de Maria em analogia à imagem cristológica do Bom Pastor”, e “Iconografia e piedade popular em torno da Virgem com o título de Mãe de Misericórdia”, são os temas das conferências ocorrerão entre os dias 25 e 26 de agosto.

Congresso Mariológico é realizado na Espanha 2.jpg

A Sociedade Mariológica Espanhola, promotora da Semana de Estudos Marianos e Congresso, é uma associação de pessoas que estudam e investigam a vida e virtudes da Mãe de Jesus, seus dogmas e as verdades reveladas em torno de Nossa Senhora. Como parte de seu trabalho difundindo tais estudos, a Sociedade anima encontros nacionais e internacionais com temática em torno da doutrina da Igreja sobre a Bem-aventurada Virgem Maria.

Maria Mãe de Misericórdia

O Jubileu Extraordinário foi ocasião para colocar o olhar na Virgem Maria como modelo de Misericórdia. O mesmo Papa Francisco quando convocou o Ano Santo, através da Bula “Misericordiae Vultus”, fala de Maria como Mãe de Misericórdia.

“O pensamento se dirige agora à Mãe de Misericórdia. A doçura de seu olhar nos acompanhe neste Ano Santo, para que todos possamos redescobrir a alegria da ternura de Deus. Ninguém como Maria conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem. Tudo em sua vida foi plasmado pela presença da misericórdia feita carne. A Mãe do Crucificado Ressuscitado entrou no Santuário da misericórdia divina porque participou intimamente no mistério de seu amor”, escreve o Pontífice.

Congresso Mariológico é realizado na Espanha 3.jpg

“Eleita para ser a Mãe do Filho de Deus -continua o Papa-, Maria esteve preparada desde sempre pelo amor do Pai para ser Arca da Aliança entre Deus e os homens. Custodiou em seu coração a divina misericórdia em perfeita sintonia com seu Filho Jesus. Seu canto de louvor, no umbral da casa de Isabel, esteve dedicado à misericórdia que se estende ‘de geração em geração’ (Lc 1,50). Também nós estávamos presentes naquelas palavras proféticas da Virgem Maria. Isto nos servirá de consolação e de apoio enquanto atravessaremos a Porta Santa para experimentar os frutos da misericórdia divina”.

O Papa também destaca: “Maria testemunha que a misericórdia do Filho de Deus não conhece limites e alcança a todos sem excluir a ninguém. Dirijamos a ela a antiga e sempre nova oração da Salve Rainha, para que nunca se canse de voltar a nós seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus”. (GPE/EPC)

 
Comentários