Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Asia Bibi recebe uma nova data de apelação para reverter sua sentença de morte
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/08/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Lahore – Índia (Sexta-feira, 26-08-2016, Gaudium Press) Asia Bibi, a mãe católica condenada à morte no Paquistão por uma suposta blasfêmia contra o Islã, foi designada a uma nova data de apelação diante da Suprema Corte do país na segunda semana de outubro, quase seis anos depois de sua polêmica condenação à morte em 2010. A mãe de cinco filhos já havia recebido uma data de apelação para o dia 26 de março, mas foi proposta para atender um caso de aplicação de leis antiterrorismo.

Asia Bibi recebe uma nova data de apelação para reverter sua sentença de morte.jpg

“Asia Bibi sofreu a injustiça de cinco anos de prisão por um crime fabricado”, declarou à UCANews o presidente da ‘British Pakistani Christian Association’, organização que participou na pressão internacional sobre Paquistão a raiz das leis de blasfêmia. “Uma imprudência cultural e um comentário inócuo feito enquanto era atacada fez que fosse abusada, seus filhos molestados e sua prisão sob as draconianas leis de blasfêmia do Paquistão”.

A discussão na qual se produziu a suposta blasfêmia se originou quando várias mulheres rejeitaram que Bibi extraísse água de um poço por considerá-la “impura” por causa de sua Fé Cristã. Asia Bibi já havia perdido uma apelação diante da Alta Corte de Lahore em 2014, mas em julho de 2015 se obteve que a Corte Suprema suspendesse sua sentença de morte para escutar sua apelação, fundamentada em vícios da investigação que sustentou sua condenação.

As leis de blasfêmia foram empregadas contra os cristãos como uma arma de discriminação. A simples denúncia ocasiona frequentemente uma grande reação popular contra os acusados, apesar de que nenhum cristão tenha sido executado até o momento por causa destas leis, calcula-se que umas 10 pessoas tenham sido assassinadas enquanto avançava seu processo judicial. Tanto o líder católico e ministro Shahbaz Bhatti como o governador Salmaan Taseer foram assassinados por defender Bibi e criticar as leis de blasfêmia. (GPE/EPC)

 
Comentários